
A 14ª Mostra Ecofalante de Cinema, maior evento audiovisual dedicado a temáticas socioambientais da América Latina, será realizada de 28 de maio a 11 de junho em 49 salas de cinema e espaços culturais e educacionais de São Paulo, com entrada gratuita.
Com 125 filmes de 33 países, a programação traz produções premiadas e reconhecidas em festivais como Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, Tribeca, Locarno, IDFA, DOC NYC, Visions du Réel e CPH:DOX.
A mostra terá início em 28 de maio, com a exibição de “O Efeito Casa Branca”, documentário norte-americano (inédito em SP), dirigido por Bonni Cohen, Jon Shenk e o brasileiro Pedro Kos.
Entre os destaques está a retrospectiva “1975/85, Do Ano Internacional da Mulher à Década do(s) Cinema(s) Feminista(s)”, celebrando os 50 anos do marco feminista nas telas. Na 14ª edição, 78 dos filmes (62,4%) são dirigidos por cineastas mulheres.
Homenagem
O festival homenageia o cineasta brasileiro Hermano Penna, diretor de Sargento Getúlio, que completa 80 anos, e promove a mostra competitiva “Territórios e Memória”, que premia produções brasileiras recentes.
Os filmes e debates abordam temas como mudanças climáticas, contaminação, migração, tecnologia, ativismo, questões urbanas e direitos dos povos originários. Um programa especial com curtas da rede Katahirine, composta por mulheres indígenas, também integra a programação.
O cineasta francês Cyril Dion, autor dos longas “Animal” e “Amanhã“, estará presente no evento e participará de exibições e debates com o público.
Entre os nomes nacionais presentes estão Jorge Bodansky, Ana Maria Magalhães, Lucas Bambozzi, Helena Solberg, Renato Barbieri, Taís Fujinaga, Eryk Rocha, Eunice Gutman e André Novais Oliveira.
A mostra ainda inclui pré-estreias de longas brasileiros inéditos, sessões infantis, experiências em realidade virtual, e firmou parceria com o FIFE, festival francês de cinema e educação, para uma sessão infantil no Circuito Spcine e encontro com convidado francês.
Serviço:
14ª Mostra Ecofalante de Cinema
de 28 de maio a 11 de junho de 2025
Entrada franca
Locais:
Reserva Cultural (sala 2 e sala 3) – avenida Paulista 900, Bela Vista – São Paulo
Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo) – rua Vergueiro 1000, Liberdade – São Paulo
Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt 172, Consolação – São Paulo
e mais 45 espaços culturais e educacionais, como Fábricas de Cultura, Casas de Cultura, unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) e universidades e instituições de ensino superior.
Evento viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do ProAc ICMS.