Quem somos

Site de notícias especializado em sustentabilidade, o Notícia Sustentável (NS) teve início no segundo semestre de 2019 com o objetivo de produzir, integrar e disseminar informações relevantes relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Nosso foco é conscientizar e mobilizar a sociedade (governos, empresas e cidadãos) no sentido da adoção de escolhas mais conscientes, capazes de minimizar os impactos ao meio ambiente e, consequentemente, contribuir para as gerações presentes e futuras.

Em 2019, o Notícia Sustentável foi finalista do prêmio Boas Práticas Sustentáveis – Salvador, na categoria Comunicação.

Integramos, desde maio de 2020, a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA).

Quem faz o Notícia Sustentável

Murilo Gitel
Jornalista – MTE/SRTE 5253/BA
Editor
Contato: murilo@noticiasustentavel.com.br
+55 71 991-608-168 (TIM) | 987-844-832 (Claro)
Perfil no LinkedIn 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge) e pós-graduando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estácio de Sá. Durante oito anos foi repórter, coordenador do plantão de notícias e diretor de conteúdo do portal EcoD, uma das maiores referências do País em jornalismo para a sustentabilidade, onde contribuiu para as conquistas dos prêmios TOPBLOG 2009, 2010 e 2011, além de ter sido finalista do prêmio GreenBest 2011 e 2012. Apresentou a coluna Soluções Sustentáveis na rádio CBN Salvador. Produz conteúdo para o CORREIO Sustentabilidade e para a agência de notícias Eco Nordeste. Cobriu inúmeros eventos pelo Brasil desde 2008, como a Climate Week da ONU, em Salvador (2019), e a edição especial de dez anos do Fórum Social Mundial em Porto Alegre (2010).

Jéssica Ferrari

Marketing e Comunicação
Contato: marketing@noticiasustentavel.com.br
Perfil no LinkedIn

Publicitária com MBA e Mestrado em Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com experiência de 15 anos em Planejamento Estratégico, Marketing e Comunicação para a Sustentabilidade. Nos últimos cinco anos, integrou a equipe do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), unidade referência do Sistema S no País, onde desenvolveu estratégias para a gestão de presença da marca, planejamento de conteúdo para os canais de comunicação internos e externos, além da construção de metodologias em parceria com instituições nacionais e internacionais. Foi responsável pela criação do curso EaD Sustentabilidade para pequenos negócios, disponível para todos os colaboradores do Sebrae por meio da Universidade Corporativa e para os clientes em plataforma de atendimento online. Foi membro do comitê técnico para adaptação da metodologia Ecoinovação no Brasil, desenvolvida pela UN Environment. O grupo foi composto por representantes da ONU Meio Ambiente Brasil, Paris, Panamá, Sebrae Nacional e CSS. Também participou do comitê técnico avaliador do Guia de inovação para sustentabilidade em MPE, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cujos objetivos foram promover a interação entre protagonistas da inovação e destacar micro e pequenas empresas (MPE) inovadoras, capazes de contribuir para superar os desafios da sustentabilidade.

Lorena Santiago

Designer Gráfica – CNPJ 31.651.890/0001-25
Fundadora, designer e artesã da Minore 
Contato: lorenasantiagobispo@gmail
+55 71 991-036-019 (TIM)
Perfil no LinkedIn

Graduada em Design Gráfico com Habilitação em Mídias digitais e Design Thinking pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui formação técnica em Design pela Oi kabum!, onde desenvolveu o projeto visual do Festival Latino Americano “Negra América”, que teve o Apoio da OI e FazCultura. Também produziu a sexta mostra de design da Kabum no Museu de Artes da Bahia. Durante a faculdade conquistou dois méritos acadêmicos Laureat entre os três melhores alunos do curso de Design na instituição. Em 2017 participou do projeto Conexões em Rede: Articulando Saberes, onde lecionou e orientou estudantes de 15 a 21 anos do curso técnico de comunicação visual do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC). Em 2018 desenvolveu a identidade e comunicação visual do site da advogada especialista em Direito Ambiental Erica Rusch. Há dois anos presta serviços para a Abrasivo Digital Studio como designer em mídias sociais, web designer e designer editorial. Recentemente criou o projeto gráfico do Notícia Sustentável e fundou a Minore, empresa de encadernação artesanal de agendas com planners e checklists, a qual desenvolve conteúdos voltados à saúde mental e auto-planejamento.