Encontro dá início ao mapeamento de catadores de resíduos recicláveis de Vera Cruz (BA)

Ações visam a valorização do trabalho realizado por estes que são considerados peças fundamentais para a construção de uma cidade mais sustentável
Ações visam a valorização do trabalho realizado por estes que são considerados peças fundamentais para a construção de uma cidade mais sustentável/Foto: Marcos Cruz

O Complexo Cultural de Mar Grande recebeu, em 25 de abril, o primeiro Encontro de Catadores de Vera Cruz (BA). Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Cidade Sustentável, com o apoio do Village Itaparica, o evento teve entre os objetivos o mapeamento e escuta desses importantes atores do trabalho de reciclagem do município.

Na ocasião foi realizado o cadastro dos catadores para a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de camiseta para identificação destes profissionais.

A diretora da Secretaria do Meio Ambiente de Vera Cruz, Silene Costa, celebrou o resultado do encontro, destacando que esta é a primeira de muitas ações da gestão municipal voltada para a valorização do trabalho destas pessoas, que muitas vezes são invisibilizadas pelos olhos da sociedade. “Sem catador não existe coleta seletiva. Eles são fundamentais para que a coleta seletiva aqui da nossa cidade seja um sucesso. Esse é apenas o primeiro de muitos encontros que ainda realizaremos nessa gestão”, afirma Silene.

A gerente de ASG do Village Itaparica, Adriana Muniz, destacou que o empreendimento imobiliário entra como parceiro da Secretaria do Meio Ambiente para fortalecer essa cadeia produtiva que é tão importante para o município. “Nosso objetivo é conhecer esse público, saber o que eles precisam e no que a gente como empresa pode colaborar”.

Problema histórico

Adriana chama a atenção para um problema que considera sério e histórico no município que é o descarte inadequado de resíduos.

“Vemos que esse descarte é feito ao longo da rodovia, nas ruas. O empreendimento busca, ao lado da gestão municipal, mudar essa história, fazer a diferença nesse quesito e fazer de fato valer a Secretaria que foi recentemente implantada, que é de Meio Ambiente e da Cidade Sustentável. Para que sejamos uma cidade sustentável, temos que começar limpando e arrumando a ‘nossa casa’, trazendo dignidade para estas pessoas que tanto colaboram para a sustentabilidade da nossa cidade.”

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*