Alunos de escola pública criam app para facilitar descarte de resíduos

App vai informar quantidade de material coletado e facilitar conexão entre catadores e população
App vai informar quantidade de material coletado e facilitar conexão entre catadores e população/Foto: Nick Fewings/Unsplash

Já pensou no destino dos resíduos sólidos que produzimos todos os dias? Essa reflexão é vital, considerando o impacto ambiental e social daquilo que boa parte das pessoas ainda insiste em chamar de lixo.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a Bahia foi responsável pela geração de 4,21 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2021. Com isso, é fundamental compreender como realizar o descarte correto e valorizar as profissões envolvidas nesse processo.

Leia também: André Fraga defende instalação de ecobarreiras nos rios de Salvador

Nesse contexto, a Liga de Jovens Baianos de Itaberaba, representada pelas estudantes Ana Carla Oliveira e Lívia Paiva, com a orientação de Paulo Vinicius, criou um aplicativo inovador para otimizar a gestão de resíduos, integrando moradores, catadores e o governo local de Itaberaba, no interior da Bahia.

Desenvolvido por alunas do ensino médio de escolas públicas e utilizando linguagens como Python e Java, o aplicativo Cataita Reciclaê tem como principal objetivo facilitar a conexão entre os produtores de resíduos e os coletores.

Segundo Paulo Vinicius, o app permite selecionar o tipo e a quantidade de material para descarte, tornando o processo mais eficiente. Ele destacou ao jornal A Tarde que o app também serve para esclarecer dúvidas e direcionar o descarte para locais apropriados, melhorando a coleta.

O orientador detalha o funcionamento da coleta no aplicativo. “A ferramenta direciona os resíduos para coletores especializados, com opções para selecionar o meio de transporte usado por eles, facilitando a logística de coleta. O destino final dos materiais é a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itaberaba.”

Leia também: Saiba quanto cada brasileiro gerou de resíduos plásticos em 2022

Ferramenta valiosa

Os desenvolvedores do Cataita Reciclaê apontam que a plataforma pode ser uma ferramenta valiosa para prefeituras e o governo, uma vez que fornece dados importantes sobre a coleta de recicláveis. O aplicativo visa melhorar a comunicação entre catadores, autoridades e a população, promovendo a visibilidade e valorização dos catadores de materiais recicláveis da região.

Atualmente em fase de finalização, o app conta com o apoio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Itaberaba (Nuca), da secretaria municipal da região e do Comitê Ita sem Plástico. A Liga de Jovens Baianos de Itaberaba, que integra a liga estadual com 51 estudantes, almeja expandir o projeto para outras cidades do estado.

Agora, a equipe está em busca de patrocínio para participar da conferência da Liga de Jovens Baianos, um evento focado em juventude e inovação que será realizado entre os dias 5 e 7 de março, em Salvador.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*