“É possível atingir o ODS 7”, projeta líder da Undesa

Minoru Takada participou de coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira/Foto: Murilo Gitel

Atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS 7) é um enorme desafio em nível mundial, uma vez que mais de 700 milhões de pessoas em todo o mundo carecem de acesso à eletricidade, segundo dados da ONU.

No entanto, o líder da equipe de energia sustentável do Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa), Minoru Takada, é otimista em relação ao cumprimento deste ODS até 2030, ano-limite estabelecido pelas Nações Unidas para os países.

Takada concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira, 13 de junho, durante o Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis de Água e Energia, promovido pela Itaipu Binacional e a Undesa, em Foz do Iguaçu (PR). O Notícia Sustentável participa da cobertura do encontro, que segue até esta terça-feira (14).

Uma visita aos projetos socioambientais da Itaipu Binacional

“O prazo para o cumprimento dos ODS é curto, mas os países em todo o mundo estão comprometidos. Há mais de 700 milhões de pessoas sem acesso à eletricidade, mas este número vem caindo, gradativamente. É necessário triplicar os investimentos em energia renovável nos próximos anos para que o ODS 7 seja atingido”, defendeu o líder da Undesa.

Na opinião de Takada, a emergência climática é a questão mais urgente que o mundo enfrenta atualmente. “Porque afeta a toda população mundial. A sociedade deve se comprometer com o net zero [zero emissões líquidas de carbono] até 2050 no intuito de frear o aumento da temperatura média global, de acordo com o que estabelece o Acordo de Paris.”

O que estabelece o ODS 7?

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

7.1 Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global

7.3 Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética

7.a Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa

7.b Até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respectivos programas de apoio.

*O editor do Notícia Sustentável viajou à Foz do Iguaçu a convite da Itaipu Binacional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*