Estação da Lapa recebe grande ação de coleta para reciclagem de lixo eletrônico

Iniciativa reforça o compromisso da capital baiana com ações de preservação ambiental e logística reversa
Iniciativa reforça o compromisso da capital baiana com ações de preservação ambiental e logística reversa/Foto: Green Eletron/Divulgação

Em um movimento que une sustentabilidade, cidadania e responsabilidade compartilhada, a gestora para logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas e baterias Green Eletron promoverá na quarta-feira, 14 de maio, das 8h às 16h, uma grande ação de coleta de lixo eletrônico na Estação da Lapa, em Salvador.

A iniciativa contará com o apoio do Ministério Público da Bahia e da Prefeitura de Salvador, reforçando a importância da causa ambiental para o poder público municipal. Trata-se de um convite à população para descartar corretamente pilhas, baterias e aparelhos eletroeletrônicos fora de uso, dando o destino adequado a resíduos que, se descartados de forma incorreta, podem causar danos significativos à saúde e ao meio ambiente.

Serão aceitas pilhas comuns de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis, além de produtos elétricos e eletrônicos, como celulares, carregadores, fones de ouvido, notebooks, brinquedos eletrônicos ou eletroportáteis de uso doméstico.

Desde janeiro, a Green Eletron vem fortalecendo a infraestrutura de coleta na região metropolitana de Salvador. Em parceria com o Grupo CCR – Companhia de Metrô da Bahia, foram instalados seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), estrategicamente distribuídos em estações de metrô da capital e em Lauro de Freitas. São eles: Estação Águas Claras, Estação Pirajá, Estação Acesso Norte, Estação Pituaçu, Estação Mussurunga e Estação Aeroporto (Lauro de Freitas). Além desses PEVs, a população já conta com cerca de 200 pontos exclusivos para o descarte de pilhas e baterias e mais de 50 pontos para o descarte de eletroeletrônicos instalados em redes de farmácias e supermercados.

Alternativas sustentáveis

Essa rede de pontos de coleta amplia o acesso da população a alternativas sustentáveis de descarte, alinhando-se aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/10) e ao compromisso com um futuro mais verde e responsável.

“O descarte inadequado de lixo eletrônico é um dos grandes desafios ambientais da atualidade. Com a crescente geração desses resíduos, é fundamental aproximar o cidadão de soluções práticas e acessíveis”, afirma Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.

Descarte de resíduos eletrônicos

Pesquisa realizada pela Associação em 2023 mostra que, apesar de 72% da população já ter feito o descarte correto de resíduos eletrônicos, 85% ainda guardam esses itens em casa, esperando o momento ideal para descartá-los. A ação do dia 14 é, portanto, um chamado para transformar boas intenções em atitudes concretas.

A iniciativa de coleta em Salvador representa uma sinergia entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil, em um esforço coletivo para reduzir impactos ambientais e fomentar a logística reversa de resíduos tecnológicos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*