E-book gratuito aponta tendências de ESG para a Bahia e em nível nacional

ESG com Dendê
ESG com Dendê: e-book gratuito traz tendências e insights nas áreas ambiental, social e de governança/Imagem: Divulgação

Com o objetivo de tornar o tema ESG mais acessível e aproximar seu conceito e prática da realidade baiana, a Aganju Consultoria (@aganjuconsultoria), empresa nascida na Bahia e com atuação nacional, especializada em ESG e Impacto Social, lançou na sexta-feira, 1º de março, o e-book “ESG com Dendê”.

A publicação é um guia que revela as principais tendências em sustentabilidade, responsabilidade social e governança na Bahia e no restante do Brasil para 2024. O e-book está disponível gratuitamente no site: ebook.aganju.com.br.

Leia também: ESG com Dendê: editor do Notícia Sustentável mediou os painéis do evento

De acordo com a pesquisa “‘ESG Market Navigator’, realizada pela Bloomberg Intelligence com executivos de grandes empresas, 84% dos entrevistados afirmam que fatores ESG ajudam a ter uma estratégia corporativa mais robusta, além de ser benéfica para a reputação da empresa e facilitar o acesso a capital.

Apesar de esta ser uma diretriz quase irrevogável para o mundo dos negócios e motivo de interesse de grande parte da população, faltam referências técnicas mais regionalizadas sobre as principais tendências. Essa foi uma das motivações para a Aganju produzir essa publicação, que é fruto da soma de pesquisas, da larga experiência na agenda ESG e da baianidade nata das autoras.

Principais tendências em ESG

O material destaca as principais tendências para se trabalhar a agenda ESG a partir das particularidades do estado da Bahia, considerando a sua vasta pluralidade social, ambiental e econômica. Através de dados, análises, reflexões autorais e fotografias, a proposta pretende gerar insights para que a Bahia assuma seu protagonismo na agenda, a partir de suas próprias potencialidades.

Leana Mattei, sócia-diretora geral da Aganju, explica que não existe receita de bolo para aplicar essa agenda na prática e é importante contextualizar as particularidades locais. Ela também ressalta que democratizar informações sobre o tema é uma forma de engajar pessoas, empresas e organizações.

“Falar de ESG é falar de cooperação. Por isso, acreditamos que impulsionar a Bahia a partir de indicadores sociais, ambientais e econômicos é positivo não somente para a própria Bahia, mas também para um cenário de desenvolvimento mais próspero e sustentável em todo o Brasil” – Leana Mattei, sócia-diretora geral da Aganju.

O e-book apresenta ainda a crescente importância das práticas ESG para as empresas baianas, destacando não apenas os benefícios ambientais e sociais, mas também os retornos financeiros associados a uma abordagem sustentável.

A sócia e diretora de projetos, Luiza Mattei, complementa: “o material é dedicado não somente a empresas e profissionais que desejam estar por dentro das tendências em ESG, mas se coloca também como um instrumento de convocação para que marcas e investidores desenvolvam um olhar mais apurado sobre as potencialidades locais.”

Para fazer o download gratuito do e-book “ESG com Dendê – um guia com as principais tendências ESG da Bahia e do Brasil para 2024” é só acessar: ebook.aganju.com.br.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*