Empresários brasileiros são chamados para imersão na Mata Atlântica

Reserva Guaricica/Foto: Reginaldo Ferreira

Dia 20 de outubro, a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) promove um encontro com empresários brasileiros de médias e grandes empresas interessados em conhecer mais sobre os caminhos para a incorporação de pautas e preocupações com a temática ESG nas companhias na área ambiental.

A reunião será realizada na Reserva Natural Guaricica, em Antonina, uma das três reservas que a SPVS mantém no litoral do Paraná desde a década de 1990, quando restaurou e recuperou mais de 19 mil hectares de Mata Atlântica, que sofriam com a exploração desenfreada, impulsionada pelo desmatamento na região e a criação extensiva de búfalos.

ESG é prioridade para 95% das agendas corporativas

Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS, destaca que a oportunidade representa uma busca por sinergias entre as corporações que participarão desta imersão com ações voltadas à conservação do patrimônio natural, vivenciado pelo trabalho realizado da SPVS na região nas últimas décadas. O limite é de até 10 convidados, além dos membros da equipe da SPVS. As inscrições podem ser feitas aqui.

A saída para Antonina ocorre de Curitiba no dia 20 de outubro, às 07h30, e o retorno é previsto para às 18h30. A SPVS vai fornecer aos participantes vans para o transporte até a Guaricica, saindo dos bairros Batel, Cabral e também do Aeroporto de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Programação

A programação do encontro compreende a saída de Curitiba em direção à região costeira pela BR-116 e Estrada da Graciosa, com paradas no trajeto para observação da paisagem e descrição dos ecossistemas associados ao bioma Mata Atlântica.

Também será promovida a degustação de produtos locais, conversa com proprietários de negócios que já incorporam suas atividades à agenda da conservação da biodiversidade, almoço com ingredientes da região e uma trilha leve.

A oportunidade está sendo pensada pela SPVS, com o apoio da Social Ideias, agência de envolvimento e advocacy e da Impactability Hub e Consultoria, parceiras da instituição.

Expansão do mercado ESG já é realidade e grande tendência

Uma pesquisa recente do Google, em parceria com a plataforma de pesquisa MindMiners e o Sistema B, revelou que os  brasileiros ainda têm dificuldade de compreender o significado da sigla ESG. Dos três mil entrevistados de todas as regiões e classes sociais do país, 47% não têm referência de marcas que tratam do assunto e apenas um em cada cinco brasileiros declararam já ter ouvido falar no tema.

Por outro lado, quando se explica aos entrevistados o que significa ESG, 87% acreditam que o tema é importante e deve ser tratado por instituições públicas e privadas. A análise mostrou, ainda, que metade das marcas mais amadas do Brasil também são as de melhor reputação quando se trata de ESG.

E a outra metade também está em posições favoráveis. “Isso é uma clara indicação de que a sociedade apresenta uma expectativa convergente com a agregação de agendas de governança corporativa voltadas ao bem comum de parte das empresas, o que demonstra a importância da implementação destes avanços”, conclui Clóvis.

Pesquisa aborda percepção dos brasileiros sobre meio ambiente

Outro estudo, divulgado em agosto deste ano, este da empresa de auditoria e consultoria Grant Thorton, mostrou que 95% dos empresários brasileiros consideram importante a redução de emissão de gás carbônico, os esforços contra o desmatamento e a geração de energia limpa.

A instituição entrevistou 255 empresas brasileiras, sobre investimentos em questões ESG nos próximos 12 meses e 54% delas disseram pretender investir em novos projetos já identificados no plano estratégico da empresa, 39% estão em desenvolvimento de um plano estratégico com abordagem ESG e 32% buscam investimentos nesses temas por meio de startups.

Glaico Gundim, sócio diretor da Impactability, consultoria e hub de soluções ESG que tem como propósito “Tornar a Sustentabilidade viável para garantir um melhor futuro para as próximas gerações”, complementa que, atuar com a SPVS significa construir pontes para proteger e restaurar a nossa biodiversidade, em especial o bioma da Mata Atlântica. “E fazemos isso, ao mesmo tempo em que ajudamos organizações a atingirem suas metas de ESG de forma planejada e com alto resultado e impacto”, destaca.

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