Guilherme Lefèvre: “Cada vez mais, empresas brasileiras desenvolvem estratégias de mitigação de emissões”

O Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) apresentará, no dia 15 de agosto, os resultados dos inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) das organizações participantes do Programa Brasileiro GHG Protocol no ciclo 2019.

Neste ano, o GHG Protocol contou com 141 empresas participantes de diversos setores da economia brasileira. A mensuração das emissões de GEE é o primeiro passo para que as empresas possam fazer a gestão das suas fontes de emissão. Por meio da análise do inventário, por exemplo, é possível verificar quais são os pontos críticos e potenciais de redução por meio de melhorias em eficiência de seus processos.

A iniciativa do FGVces é realizada há mais de 10 anos e, com a maturidade dos inventários, os membros já desenvolveram um histórico de ações voltadas para a gestão de emissões. Dessa forma, o evento contará com um painel com quatro empresas que apresentarão seus casos de gestão de emissão de GEE: AkzoNobel, GPA, Hospital Israelita Albert Einstein e Natura Cosméticos.

“Cada vez mais, empresas brasileiras estão desenvolvendo de forma voluntária estratégias de mitigação de emissões, demonstrando liderança e proatividade nessa agenda. Esse ano, o nosso Evento Anual apresentará alguns exemplos de estratégias de gestão de emissões de empresas membro, justamente para dar visibilidade a esse protagonismo e para estimular outras organizações a avançarem com projetos e ações similares”, afirma Guilherme Lefèvre, gestor do programa.

Inventários corporativos
O Programa Brasileiro GHG Protocol surgiu em 2008, adaptado para o contexto nacional pelo FGVces e pelo World Resources Institute (WRI) – em parceira com o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Embaixada Britânica no Brasil, o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras. Seu Registro Público de Emissões representa hoje a maior base de inventários corporativos publicamente disponíveis da América Latina.

O evento será no auditório 9 de Julho, da FGV. Os interessados em participar podem se inscrever pelo link: www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=4574&P_IDIOMA=0

Confira abaixo a programação:

14h – Credenciamento

14h30 – Abertura do evento

Mario Monzoni – FGVces

14h50 – Resultados do ciclo 2019

Guilherme Lefèvre – FGVces

15h30 – Apresentação: Estudo sobre o potencial do Blockchain para otimizar processos de relato de emissões de GEE

Eduardo Diniz – FGV EAESP

16h – Painel: Estratégias empresariais para a gestão de emissões de GEE

Apresentação e debate sobre casos empresariais com membros selecionados do Programa Brasileiro GHG Protocol

17h15 – Encerramento

17h30 – Coffee end

Serviço:

Programa Brasileiro GHG Protocol

Data: 15 de agosto

Horário: das 14h às 17h30

Local: FGV EAESP – Av. Nove de Julho, 2029 – Auditório (acesso também pela Rua Itapeva, 432)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*