[ENTREVISTA] Mudanças Climáticas : Como entender os extremos do clima?

Prolongamento das secas é apenas um dos efeitos das mudanças climáticas extremas/Foto: Jenny Rollo/FreeImages

O Tarde Nacional, programa da Rádio Nacional (Rádios EBC) conversou recentemente com Francisco de Assis, chefe da previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O assunto foi as mudanças climáticas frequentes e intensas que assolam o País inteiro. Na concepção do especialista, o monitoramento dos fenômenos pode diminuir certos impactos e orientar para uma tomada de decisão.

Na primeira semana de agosto, você viu aqui no Notícia Sustentável que o IPCC (Painel Integovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas) divulgou seu mais novo relatório, o qual aponta que o bem-estar dos solos é fundamental para o nosso futuro no planeta e, para cumprir as metas do Acordo de Paris, precisamos melhorar a gestão e o uso da terra a fim de tornar a agricultura uma solução climática (e não um problema) capaz de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Para produzir o documento foram avaliados mais de sete mil artigos científicos, além de 28 mil comentários de governos e revisores especializados, o que envolveu 107 cientistas de 52 países diferentes. O Sumário do relatório foi negociado e aprovado por 195 países.

Par ouvir a entrevista completa com Francisco de Assis, do Inmet, clique no player:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*