Notícia Sustentável participará de cobertura sobre marca histórica da Itaipu Binacional

Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu/Foto: Douglas Lopez/Unsplash

A Itaipu Binacional alcançará, no dia 30 de novembro, a marca de 24 milhões de árvores plantadas em suas áreas protegidas na margem brasileira do reservatório.

O Notícia Sustentável, por meio de seu editor, Murilo Gitel, participará da cobertura do evento em Foz de Iguaçu (PR), juntamente com jornalistas de outros oito veículos do Brasil que também foram convidados pela Itaipu Binacional.

Durante dois dias (29 e 30 de novembro), a programação contemplará visitas a refúgios biológicos, ao Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas do Iguaçu) e a locais que permitirão conhecer com maior profundidade algumas das mais importantes ações de gestão ambiental da Itaipu – com possibilidade de entrevistas, apuração de informações in loco e captação de imagens.

“Ficamos muito felizes com este convite, primeiramente, porque teremos a oportunidade de informar a nossa audiência quais são os impactos socioambientais causados por empreendimentos como as usinas hidrelétricas e quais tipos de ações devem ser promovidos para mitigá-los ao máximo. Além disso, esta lembrança em relação ao Notícia Sustentável é um reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo nos últimos dois anos, o que contribui para a nossa visibilidade como portal de notícias especializado em sustentabilidade”, destaca Gitel.

Você sabia?

O trabalho desenvolvido pela Itaipu para a restauração de ecossistemas começou antes mesmo dos primeiros giros de suas turbinas. Em 1979, com a criação das áreas protegidas, teve início a implantação da floresta ciliar no entorno do reservatório e a criação dos refúgios biológicos. Esta ação, desde então, não parou.

Em 2017, a Fundação SOS Mata Atlântica publicou um estudo indicando que Itaipu é a principal responsável pela regeneração de áreas florestais no Paraná. São quase 30% de recuperação do bioma observado no Estado nos últimos 30 anos.

Em 2019, os mais de 100 mil hectares de áreas protegidas no entorno do reservatório, em ambas as margens, foram reconhecidos como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, dentro do programa “Homem e Biosfera”, da Organização das Nações Unidas.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*