Rede Brasil do Pacto Global e ONU ampliam parceria para promoção dos ODS

Silvia Rucks e Rodolfo Sirol assinam memorando de entendimento entre ONU e Pacto Global Foto: © Pacto Global

As Nações Unidas no Brasil e a Rede Brasil do Pacto Global assinaram recentemente um memorando de entendimento para facilitar e fortalecer a colaboração em ações e projetos comuns que contribuam para o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a disseminação dos 10 Princípios do Pacto Global da ONU no Brasil.

Assinaram o documento a coordenadora residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks, e o presidente do conselho do Pacto Global, Rodolfo Sirol. Na solenidade, também participaram Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, e Haroldo Machado, Oficial de Parcerias e Financiamento do Escritório da Coordenadora Residente da ONU no Brasil.

Os desafios do mundo para atingir a neutralidade de carbono

O documento foi assinado no dia 7 de dezembro, em São Paulo, onde a coordenadora residente pôde visitar o escritório do Pacto Global, compartilhado com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), e conhecer a abordagem conjunta do Acbur com o setor privado para oferecer vagas de trabalho a refugiados e migrantes que chegam ao Brasil.

Rodolfo Sirol destacou que o memorando de entendimento expande a parceria já existente entre as Nações Unidas e o Pacto Global para fortalecer a agenda das duas entidades e acelerar o desenvolvimento sustentável.

Produção e consumo

Silvia Rucks afirmou que a Agenda 2030 nos convida a mudar a forma como produzimos e consumimos e que essa tarefa é impossível sem o setor privado, e completou: “ampliar as ações positivas não é o suficiente. Não basta apenas ampliar o espaço para as boas práticas. É fundamental também reduzir ou eliminar as práticas danosas, que não estejam alinhadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma integrada”.

De acordo com os termos do memorando, ONU e Pacto Global devem colaborar em iniciativas de conscientização e promoção da Agenda 2030 entre empresas privadas, além de promover o financiamento e as contribuições do setor privado à implementação dos ODS no país.

Além disso, as duas instituições devem cooperar para promover os 10 Princípios do Pacto Global. Esses princípios derivam da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Todas as empresas que aderem ao Pacto se comprometem a seguir cada um deles em suas operações.

(Via ONU Brasil)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*