Professor cria método de ensino personalizado para levar educação à meninas

O professor Ranjitsinh Disale usa intervenções inovadoras para garantir que alunos, especialmente meninas, continuem seus estudos/Fotos: Vaibhav Gadekar

O professor Ranjitsinh Disale, do estado indiano de Maharashtra, recebeu recentemente US$ 1 milhão do Prêmio Global de Professores. A iniciativa é uma parceria entre a ONG britânica Varkey Foundation com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O docente contou que o reconhecimento, recebido um mês depois de ser anunciado, representava muito para pessoas além dele e dos colegas da Escola Primária Zilla Parishad.

Para Ranjitsinh Disale, a premiação é muito significativa para os estudantes, porque celebra o sucesso deles. Para a comunidade local “faz brilhar sua luz e valoriza o respeito que ela merece”.

Cartilha tecnológica permite que estudantes aprendam em casa

O propósito do prêmio anual patrocinado pela organização sem fins lucrativos é melhorar o acesso à educação para crianças em situação de risco. Os indicados são professores de todo o mundo que respondam a uma série de critérios específicos com destaque para “a contribuição extraordinária” para a profissão.

Ranjitsinh Disale explicou à ONU News a lógica do trabalho que o salientou entre os mais de 12 mil professores nomeados para o prêmio, de mais de 140 países.

O docente disse que a cartilha tecnológica permite que estudantes, especialmente meninas que não podem participar em aulas, aprendam em casa de acordo com o seu próprio ritmo. Ele acrescentou que a ferramenta torna possível personalizar o ensino porque, em casa, podem se expressar, partilhar e falar dessas questões com os adultos, continuando o aprendizado através desse processo.

Meninas

O prêmio reconheceu os esforços de Ranjitsinh Disale para promover a educação de meninas em escolas que, na sua maioria, servem comunidades locais.

Menina na Índia estudando em casa devido a fechamento de escolas/Foto: Unicef/Panjwani

O vencedor do Prêmio Global de Professores aprendeu a língua local da aldeia para traduzir livros didáticos para o idioma materno dos alunos.

O reconhecimento premiou a criação de códigos de barras convertidos em textos de livros didáticos para dar acesso a materiais como poemas em áudio, aulas em vídeo, histórias e tarefas, melhorando a frequência escolar. A chamada tecnologia dos códigos QR tem sido amplamente implementada na Índia.

O representante da Unesco na Índia, Eric Falt, disse que, mais do que nunca, com mais de 63 milhões de professores afetados pela crise da Covid-19, é preciso investir no grupo para apoiar a educação inclusiva em todos os níveis.

A importância dos jovens para o mundo alcançar os ODS

Parceria

Para Falt, os docentes “são uma das forças mais influentes e poderosas para a igualdade, acesso e qualidade na educação e uma chave para o desenvolvimento global sustentável”.

O prêmio é promovido pela Varkey Foundation como participante da Aliança Global da Educação. A parceria liderada pela Unesco foi criada em março de 2020 para “atender a necessidade urgente global de dar continuidade ao aprendizado”.

(Via ONU News)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*