Conheça 3 iniciativas de sustentabilidade do aeroporto de Salvador reconhecidas internacionalmente

Estação de Tratamento de Efluentestrata água que é redirecionada para utilização nas obras em curso no Aeroporto/Foto: Will Recarey

A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), o trabalho de eficiência energética e o gerenciamento do risco da fauna desenvolvidos no Salvador Bahia Airport foram reconhecidos internacionalmente na edição 2019 do “ACI-LAC Green Airport Recognition”, premiação voltada para iniciativas de sustentabilidade em aeroportos.

Esse é o segundo reconhecimento internacional relacionado à sustentabilidade obtido pelo Salvador Bahia Airport. Em janeiro desse ano, o Aeroporto foi o primeiro das regiões Norte/Nordeste e o segundo do Brasil a obter a certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), concedida pela organização Airport Council International (ACI) em nível 1, que avalia e reconhece os esforços de redução de gases de efeito estufa gerados pelos aeroportos.

O gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, Rodrigo Tavares, comemora a honraria. “Estamos muito felizes com o reconhecimento. Esse é o resultado de um trabalho que realizamos com muito planejamento, dedicação e comprometimento. A sustentabilidade faz parte do nosso DNA e está presente no dia a dia do Aeroporto, orientando desde a nossa estratégia de negócio até todas as nossas operações”, destaca.

Saiba mais sobre as ações do Salvador Bahia Airport reconhecidas pelo “ACI-LAC Green Airport Recognition”:

ETE – Implantada em 2018, a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) possui 99,5% de eficiência e permitiu adotar no Terminal o reuso de água. Hoje, a água tratada pela Estação é redirecionada para utilização nas obras em curso no Aeroporto, jardinagem e resfriamento de asfalto, vasos sanitários, atividades dos bombeiros e torres de resfriamento.

Eficiência energética – O Salvador Bahia Airport já substituiu mais de 1200 lâmpadas convencionais por LED. A troca foi responsável pela redução de cerca de 30% do consumo energético com iluminação. Somado a isso, foram instalados no Terminal elevadores e escadas rolantes mais eficientes.

Gerenciamento de fauna – Em relação a 2017, o trabalho de gerenciamento realizado em 2018 reduziu em 80% o número de colisões de aves com danos às aeronaves, o que torna o Aeroporto mais seguro e contribui para a preservação da biodiversidade local.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*