TED Bill Gates: Estamos preparados para a próxima epidemia?

Em 2014, o mundo evitou uma terrível epidemia global do Ebola, graças a milhares de generosos profissionais de saúde e, francamente, graças também a muita sorte.

Em retrospectiva, sabemos o que deveríamos ter feito melhor. Então, o fundador da Microsoft e filantropo Bill Gates sugere que agora é a hora de colocar todas as nossas boas ideias em prática, de planejamento de cenários a treinamento de profissionais de saúde. Como ele diz: “Não há razão para pânico, mas precisamos nos apressar”.

Em 2015, na sua Ted Talk, Bill Gates enumerou cinco medidas para o combate eficaz a uma pandemia.

A primeira passa por criar “sistemas de saúde fortes em países pobres”. A criação ou fortalecimento desses sistemas, sublinhava Bill Gates, permitirá “ver o surto logo no início”.

A segunda medida é o mesmo que nos “prepararmos para uma guerra”. Mas, em vez de ser com soldados, no ativo e na reserva, essa preparação deve ser feita com médicos e outros trabalhadores do setor da saúde. Bill Gates fala de médicos como se de militares se tratassem, referindo as forças de mobilização rápida como um exemplo a replicar na saúde. “Precisamos de um corpo de médicos na reserva prontos, de muitas pessoas que têm o treino e experiência e que estejam prontas para ir para o terreno, com experiência e conhecimento”, diz.

Em terceiro lugar, Bill Gates acrescenta que os médicos acima referidos devem ser acompanhados por militares. Desta forma, estes últimos poderão ajudar com a sua “capacidade de se moverem depressa, tratar da logística e tornar uma área segura”.

“Precisamos de um corpo de médicos na reserva prontos, de muitas pessoas que têm o treino e experiência e que estejam prontas para ir para o terreno, com experiência e conhecimento.”

A quarta proposta de Bill Gates é testar. Também aqui o fundador da Microsoft vai buscar um exemplo militar. Se no mundo militar são feitos “testes de guerra” para perceber se um inimigo ou aliado está alerta e em posição de ripostar se necessário, Bill Gates defende a realização de “testes de germes”. Este tipo de testes (que são também simulações) foram feitos nos EUA apenas duas vezes nos últimos 20 anos: em 2001 e em 2018.

Finalmente, a quinta proposta de Bill Gates é a aposta na “investigação e desenvolvimento na área das vacinas e dos diagnósticos”. Ele próprio, por meio da sua fundação, está a financiar um projeto de investigação que procura dar a possibilidade de cada pessoa fazer o seu próprio teste ao coronavírus, enviando-o depois para um laboratório com capacidade para analisar a matéria recolhida entre 24 a 48 horas após a receção.

(Com informações do Observador)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*