Como os caminhões usados na mineração podem ser mais sustentáveis?

Retrofit substituiu o diesel por uma bateria e células de combustível de hidrogênio/Foto: Anglo American
Retrofit substituiu o diesel por uma bateria e células de combustível de hidrogênio/Foto: Anglo American

Os caminhões utilizados pela indústria da mineração costumam ser fontes consideráveis de emissão de gases do efeito estufa, uma vez que o diesel usado como combustível, contribui, significativamente, para a liberação de poluentes na atmosfera.

Mas uma parceria entre a startup de engenharia First Mode com a gigante da mineração Anglo American aponta para um caminho de menos impacto ao meio ambiente. É que por meio de um projeto piloto, um caminhão de grande porte teve o seu motor a diesel substituído por uma combinação de células de combustível de hidrogênio e bateria, informou Adele Peters, da Fast Company Brasil.

O veículo tem entre dois e três andares de altura e mais de 15 metros de comprimento, sendo capaz de transportar até 300 toneladas de rochas. Ao usar diesel, este tipo de caminhão chega a emitir a mesma poluição de 700 carros. Imagine uma frota inteira espalhada pelo mundo.

Boieng anuncia aviões com 100% de biocombustíveis

O retrofit precisou se encaixar perfeitamente nas operações existentes, sem comprometer o desempenho. Os testes-piloto do primeiro caminhão adaptado começaram em maio de 2022 em uma mina da Anglo American na África do Sul e, no segundo semestre, o caminhão já estava em uso regular.

A Anglo American, sozinha, utiliza quase um bilhão de litros de diesel por ano, a maior parte em caminhões gigantescos. Quando a empresa começou a trabalhar no projeto, havia poucas opções para as mineradoras descarbonizarem. Mas essas empresas estão procurando outras respostas. A companhia pretende alcançar emissões líquidas zero até 2040.

Na Bahia, economia do hidrogênio verde ganha reforço de instituições de pesquisa

Os caminhões não são, obviamente, a única causa de impactos ao meio ambiente causado pela atividade mineradora. Rochas de britagem e fundição, além das detonações e escavações também respondem por boas parcelas das emissões de gases de efeito estufa.

Contudo, como a mineração é uma atividade essencial para a humanidade, à medida em que os minérios estão presentes em quase tudo em nossa vida, desde a água, passando pelas estruturas dos prédios e até mesmo nos smartphones e óculos, torna-se imprescindível procurar meios de torná-la o menos impactante possível.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*