Fórum Urbano Mundial terá foco em ação local para cidades e comunidades sustentáveis

Com o tema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”, a 12ª Sessão do Fórum Urbano Mundial será realizada no Cairo, Egito, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024.
Com o tema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”, a 12ª Sessão do Fórum Urbano Mundial será realizada no Cairo, Egito, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024.

Por ONU News

Maior conferência global sobre o futuro das cidades, o Fórum Urbano Mundial 2024 será realizado nos dias 4 a 8 de novembro, em Cairo, capital do Egito. O evento é convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e coorganizado pelo Governo da República Árabe do Egito, e representa a maior conferência global sobre o futuro das cidades. As sessões serão realizadas no Centro de Conferências Internacional do Egito, e terão transmissão online gratuita.

O WUF12 vai promover debates sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançando luz sobre as ações e iniciativas locais necessárias para enfrentar os atuais desafios globais que afetam o dia a dia das pessoas, incluindo questões habitacionais, aumento do custo de vida, mudanças climáticas, oferta de serviços básicos e conflitos.

Como participar

  • As inscrições já estão abertas pelo site do Fórum: https://wuf.unhabitat.org/wuf12 
  • Propostas de eventos serão aceitas até o dia 8 de abril. 
  • Já os participantes podem se inscrever até 30 de outubro.

Para inscrever uma proposta de evento, é necessário o registro no site do fórum, realizar o evento em um dos idiomas oficiais das Nações Unidas (ou contar com tradução simultânea para inglês) e estar alinhado a um dos eixos temáticos do evento, que nesta edição abordam temas como habitação, crise climática, ação local para localização dos ODS, financiamento urbano e cidades inteligentes centradas nas pessoas.

Os eventos são divididos em seis categorias:

  • Eventos de networking: foco em compartilhar ideias, fortalecer parcerias e identificar práticas, inovações e soluções para os desafios dos assentamentos humanos em todo o mundo.
  • Vozes das Cidades: eventos para promover a colaboração entre cidades através de um debate sobre os desafios urbanos e suas soluções a nível local. Categoria destinada a prefeituras, coletivos e lideranças comunitárias.
  • ODS em Ação: eventos para ajudar as cidades a melhorar a qualidade de vida, promover a paz, incentivar um futuro mais verde e justo, implementar a Nova Agenda Urbana e alcançar os ODS.
  • Biblioteca Urbana: fórum de debate entre participantes, autores e palestrantes para explorar a importância do acesso à informação como catalisador de inovação e transformação.
  • Eventos de treinamento: eventos para compartilhar e adquirir habilidades, práticas e conhecimentos sobre questões relacionadas ao tema do WUF12.
  • Cinema Urbano: mostra de curtas-metragem sobre temas abordados no WUF. As inscrições para o Cinema Urbano serão abertas em breve.

Serviço: Live informativa

Com o objetivo de tirar dúvidas sobre a inscrição de eventos, o ONU-Habitat vai promover uma live informativa na próxima terça-feira, 19 de março, às 14h.

A apresentação vai explicar como se inscrever em diferentes tipos de eventos e dará dicas sobre como aproveitar ao máximo as oportunidades no fórum. Interessados em participar podem se inscrever neste link.

A sessão será voltada para países da América Latina e Caribe, e será realizada em espanhol.

Sobre o Fórum Urbano Mundial:

Criado em 2001 pelas Nações Unidas, o Fórum Urbano Mundial é a principal conferência global sobre urbanização sustentável que trouxe para o centro dos debates uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta atualmente, a rápida urbanização e seu impacto nas cidades e comunidades.

Desde a primeira edição em Nairobi, Quênia, em 2002, o Fórum teve edições realizadas em todo o mundo, uma delas realizada em 2010 no Rio de Janeiro, Brasil.

Para saber mais, siga @onuhabitatbrasil nas redes e visite a página do Fórum: https://wuf.unhabitat.org/wuf12.   

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*