[ENTREVISTA] Brasileira que criou solução para o Semiárido vence o Prêmio Jovens Campeões da Terra

A cientista e empreendedora baiana Anna Luisa Beserra, 21 anos, fundadora do Aqualuz, venceu a edição 2019 do Prêmio Jovens Campeões da Terra por desenvolver um dispositivo que purifica, por meio de radiação solar, a água da chuva captada em cisternas.

O Prêmio Jovens Campeões da Terra é concedido anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) a jovens entre 18 e 30 anos de idade por suas ideias em prol do meio ambiente. Esta é a terceira edição da honraria, que pela primeira vez tem uma brasileira entre os vencedores.

As doenças diarreicas estão entre as principais causas de morte em todo o mundo, e estão diretamente ligadas à falta de água potável e à falta de saneamento e acesso à higiene. Esses problemas atingem principalmente populações jovens, vulneráveis ou que vivem em zonas rurais remotas.

O Aqualuz é um filtro inovador que purifica a água da chuva coletada por cisternas instaladas em áreas rurais, onde a água filtrada não é acessível. Esta realidade afeta mais de um milhão de pessoas no Brasil. A água da cisterna é purificada por meio de raios solares e um indicador muda de cor quando o recurso está seguro para o consumo.

“Meu propósito é levar o direito básico à água limpa para as comunidades carentes nas áreas rurais”, afirmou Anna Luisa. “Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas e salvar vidas”.

Sua invenção é de baixo custo, fácil manutenção e pode durar até 20 anos. Embora tenha sido testado apenas no Brasil, o dispositivo tem potencial para ser aplicado em outros países. O Aqualuz já distribuiu água potável para 265 pessoas e alcançará mais 700 ainda este ano.

Em entrevista exclusiva concedida ao Notícia Sustentável, Anna Luisa detalhou como funciona o Aqualuz, a experiência de representar a América do Sul em Nova York, na semana que vem, e a importância do seu trabalho para as famílias que vivem em regiões de secas:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*