Empreendimento de culinária saudável é premiado pelo Programa Empreender com Impacto

O Free Soul Food, de São Paulo, venceu a etapa nacional e representará o Brasil na final que acontece em novembro, na Argentina/Foto: Divulgação/Mercado Livre

O Programa “Empreender com Impacto”, uma iniciativa da empresa de e-commerce Mercado Livre, anunciou na sexta-feira, 11 de outubro, o vencedor da etapa brasileira do concurso: o Free Soul Food, de São Paulo. Com foco em culinária saudável , o negócio gera impacto social por meio da alimentação viva, da contratação de imigrantes e de parcerias com nanoempreendedoras de iniciativas como o Consulado da Mulher.

Free Soul Food ganhou benefícios para mídia e utilização do ecossistema de soluções do Mercado Livre. E, no próximo mês de novembro, representará o Brasil na etapa latino americana, que acontece na Argentina, concorrendo a um prêmio de US$ 5 mil, ao lado de empreendedores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Outros dois negócios de impacto que se destacaram ao longo do programa, e que também chegaram a final, foram: Da Tribu, liderado por Tainah Fagundes, que desenvolve joias orgânicas, a partir da sociobiodiversidade da Floresta Amazônica, valorizando ativos e saberes locais e gerando renda para famílias ribeirinhas; e o Selo Origens Brasil, desenvolvido pelo Imaflora, com uma nova forma de fazer negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, garantindo transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e valorização de populações tradicionais e povos indígenas.

Negócios de impacto

“Acredito que o Programa contribuiu principalmente para a consolidação desses empreendimentos como negócios de impacto, fortalecendo uma rede de empreendedores espalhados por toda a América Latina”, disse Laura Motta, responsável pela área de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. A especialista reafirmou a importância do programa e reiterou o compromisso da companhia em impulsionar o ecossistema de empreendedores de impacto de diversas maneiras, como a nova seção de produtos sustentáveis do marketplace.

“Esse foi um processo muito importante. Aproveitamos a oportunidade para fazer uma análise profunda do nosso negócio e nos entender melhor. Foi uma grande novidade nos descobrirmos como empreendedores sociais e compreender que nosso melhor modelo de negócios não é apenas B2C, que era o que acreditávamos”, afirmou Maíra Costa, sócia-proprietária da Free Soul Food, agradecendo o reconhecimento e otimista sobre o futuro. Para ela, o programa ajudou a afinar o modelo de negócios de forma guiada, apoiada por tutores experientes e com uma grade de aulas pensada de forma sistemática, permitindo que ao final do curso fosse possível criar uma framework mais robusto e também melhorar a estrutura do pitch da empresa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*