Plataforma nacional de controle de resíduos é lançada

Plataforma de Controle de Resíduos

A Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Efluentes (Abetre), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), comemora o lançamento do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), ferramenta digital desenvolvida para mapear o trânsito de resíduos sólidos no Brasil. A plataforma, que faz parte do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), foi assinada no dia 29 de junho, e será o maior inventário virtual do setor. A versão Beta já está recebendo dados.

“É a primeira vez que o Brasil terá um eficiente sistema de mapeamento dos resíduos sólidos”, enfatiza Luiz Gonzaga, presidente da Abetre. O MTR representa a expansão do Sinir. Com a integração, a ferramenta passa a ser obrigatória em todo o território nacional, após a publicação da Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, no Diário Oficial da União.

A ferramenta online é gratuita e permitirá a digitalização dos documentos declaratórios dos geradores de dejetos, além de informar as movimentações e as operações sobre o gerenciamento dos resíduos cadastrados.

A cada ano, o Brasil gera 79 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 42 milhões são descartados de maneira irregular, contaminando o meio ambiente. “Os relatórios virtuais permitirão a implementação de indicadores do que é transportado e enviado aos locais de tratamento, tornando-se uma importante ferramenta na luta contra os lixões”, completa Gonzaga.

Sinir

O Sinir promove o acesso à informação e prevê o envolvimento de toda a sociedade para promover a transparência no setor, auxiliando estados e municípios na gestão ambiental e promovendo o aprimoramento da fiscalização.

Lançado há um ano, o Sinir monitora os resíduos gerados, permitindo que haja fiscalização do tráfego desde sua geração até a sua destinação final. Com o apoio da Abetre, o sistema está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e irá incentivar o cumprimento das metas ambientais aprovadas no Marco Legal do Saneamento.

 

 

 

 

Este post tem sinergia com, ao menos, três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*