Os detalhes da primeira coleção Re Jeans feita a partir de upcycling

Coleção Re Jeans e Agustina Comas/Fotos: Divulgação Renner

Se o jeans pudesse contar uma história, certamente ele diria que é uma das peças mais antigas dos guarda-roupas mundo afora, um companheiro para os dias de trabalho, uma peça icônica à prova de monotonia e, para muitos, a porta de entrada para o universo da moda.

Sua atemporalidade e durabilidade são comprovadas e ganham ainda mais destaque na Renner por meio do Re Jeans, o denim com Selo Re de moda responsável, lançado em 2018 e que segue em constante evolução.

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Agora, para celebrar que 100% dos jeans vendidos pela marca já apresentam algum tipo de atributo menos impactante, a Renner convida Agustina Comas – designer referência em upcycling e criadora da marca Comas –  para a primeira collab da linha feita exclusivamente com a técnica de reaproveitamento de peças em desuso e de amostras de tecido.

A parceria marca a quinta coleção do selo Re Jeans que sempre oferece atributos responsáveis nos Jeans, por exemplo, a utilização de algodão certificado, fio reciclado ou ainda o consumo reduzido de água para a produção.

Aproveitamento de peças já existentes

Já para esta edição inédita entre a varejista e a designer uruguaia, a técnica de upcycling  – conhecida pelo aproveitamento de peças já existentes e retalhos gerados no processo produtivo da indústria têxtil, transformando-os em novos produtos –, amplia ainda mais a lista de atributos, reforçando o compromisso da Renner com a economia circular e apresentando peças que compõem estilos únicos.

Agustina traz toda sua criatividade em 17 peças femininas. Entre as criações, shorts, calças, saias, vestidos, croppeds e jaquetas misturam diferentes lavagens de Jeans para criar combinações únicas e atemporais. A designer explora diferentes acabamentos que se complementam para criar texturas e volumetrias únicas em cada uma das peças.

“Mais do que pensar na combinação desses tecidos e modelagens, a nossa proposta para essa collab traz um olhar para que essas roupas sejam usadas em diversas situações e por muito tempo. Sendo essa a nossa primeira parceria com uma grande marca do varejo, foi especial perceber o envolvimento de todas as equipes com cada etapa do processo. É muito bom saber que mesmo grandes marcas como a Renner estão pesquisando novas possibilidades de produção que têm como preocupação a responsabilidade ambiental e social”, pontua Agustina Comas sobre o resultado da parceria.

A nova coleção Re Jeans tem peças a partir de R$139,90 e está disponível no e-commerce (acesse aqui) e nas lojas circulares localizadas nos shoppings Rio Sul e Park Jacarepaguá, ambas no Rio de Janeiro.

Compromissos públicos de sustentabilidade

A coleção chega alinhada ao novo ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade, anunciado pela Lojas Renner S.A. em agosto deste ano. Entre eles está a previsão de que, até 2030, 100% dos itens de vestuário de todas as matérias-primas das marcas próprias da varejista serão mais sustentáveis e, consequentemente, receberão o selo Re – Moda Responsável.

No ciclo anterior de compromissos, encerrado em 2021, este índice chegou a 81,3% e superou em 1,3 ponto percentual a meta fixada em 2018. Este (2018) também foi o ano da criação da primeira coleção Re Jeans, quando a Renner inovou ao apresentar ao mercado, de maneira pioneira, peças confeccionadas com fio reciclado.

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