Saiba qual é o primeiro banco privado brasileiro a emitir títulos verdes certificados

BV é o primeiro banco privado brasileiro a emitir títulos verdes certificados/Foto: Divulgação

O banco BV (antigo Banco Votorantim), quinto maior banco privado brasileiro em ativos, anunciou nesta quinta-feira, 14 de maio, a sua primeira emissão internacional de um Green Bond, se tornando assim o primeiro banco privado nacional a emitir um título verde certificado no mercado externo.

A operação de US$ 50 milhões, com prazo de vencimento de quatro anos, foi realizada por meio de uma colocação privada (Private Placement) para um investidor institucional estrangeiro. Os recursos captados serão destinados a ativos ou projetos relacionados a geração de energia renovável, como o financiamento de painéis solares e desenvolvimento de parques eólicos.

Diferentemente de uma captação tradicional, o Green Bond é um título emitido com o objetivo de implantar ou refinanciar ativos ou projetos que tenham atributos positivos do ponto de vista ambiental ou climático. A emissão do título verde do banco BV obteve a certificação internacional do Climate Bonds Standard, que é coordenado pela Climate Bonds Initiative (CBI) – organização global sem fins lucrativos com o objetivo de promover investimentos em grande escala na economia de baixo carbono – além de parecer independente da SITAWI Finanças do Bem. A CBI é a única organização no mundo que possui critérios setoriais para certificar emissões como verde.

“A emissão do banco BV é um marco para o mercado brasileiro, sendo o primeiro banco a fazer uma emissão de título verde certificada. O Climate Bonds Standard apresenta critérios rigorosos para a certificação de operações financeiras verdes. Esperamos que a emissão do banco BV seja uma ação catalisadora para o setor financeiro no Brasil, demonstrando a oportunidade oferecida pelo mercado de finanças verdes”, explica Thatyanne Gasparotto, Head da América Latina da Climate Bonds Initiative.

Estímulo aos agentes econômicos

Com a operação, o banco BV reforça o seu compromisso com princípios éticos e sustentáveis e sua influência no mercado para direcionar investimentos ligados às questões socioambientais, contribuindo com a transição para a economia de baixo carbono.

“Ser o primeiro banco privado brasileiro a emitir um título verde certificado pela CBI marca um avanço significativo na agenda climática e de sustentabilidade do banco BV, reforçando o trabalho que já vem sendo desenvolvido e o compromisso com investimentos que tenham propósito. Com essa operação, esperamos estimular a participação dos agentes econômicos na agenda de sustentabilidade e fomento ao mercado de finanças verde”, diz Rogério Monori, Diretor de Atacado do banco BV.

Princípios para o Investimento Responsável

No último ano, o banco BV, por meio da BV asset, nova marca da Votorantim Asset Management, formalizou a adesão ao PRI (Princípios para o Investimento Responsável, na sigla em inglês). Reconhecido mundialmente como o principal defensor do investimento responsável, o PRI é apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e orienta o mercado financeiro e de capitais na busca pelo desenvolvimento sustentável na tomada de decisão de investimentos considerando aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa (ESG). A BV asset também foi reconhecida pela Agenda de Líderes Sustentáveis 2020 (ALAS20) como a segunda instituição financeira líder em Investimento Responsável no Brasil.

Além disso, o banco BV é signatário dos Princípios do Equador desde 2016 e possui uma Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental alinhada com as diretrizes do Banco Central. O BV conta com uma equipe de gerenciamento de risco socioambiental e também com uma área específica para fomentar e apoiar projetos próprios e de terceiros em sustentabilidade.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*