Seja um consumidor consciente

Seja um consumidor consciente

Você já reparou como somos bombardeados, diariamente, com uma infinidade de anúncios os quais estimulam o consumo? Claro que nem todo o ato de adquirir algo é nocivo, todavia, também é verdade que muitas vezes acabamos comprando o que não precisamos, o que representa riscos ao meio ambiente.

E quais são esses riscos? Primeiramente precisamos observar que a produção de equipamentos, acessórios, roupas, calçados e objetos demanda a utilização de recursos naturais como energia e água. Uma vez descartados, esses produtos acabam sobrecarregando aterros sanitários e lixões, além de contaminarem os lençóis freáticos e o solo.

Por isso, o ideal é que você só venha a adquirir aquilo que realmente tenha utilidade, qualidade e que irá te servir por muito tempo. O Instituto Akatu, que é referência em consumo consciente, recomenda que façamos sempre seis perguntas a nós mesmos antes de comprar algo. Veja só:

1) Por que comprar?

Reflita se você realmente precisa comprar ou se está sendo levado por um impulso do momento. Antes, pense se você já não tem o suficiente ou se você pode, em vez de comprar, fazer uma troca, reutilizar ou pegar emprestado.

2) O que comprar?

Pense sobre quais características do produto atenderão à sua necessidade e leve em consideração os impactos associados ao produto na hora da seleção.

3) Como comprar?

É hora de pensar sobre as formas de pagamento e sobre a logística dessa compra. Como é melhor para você, comprar vista ou a prazo? Como vai buscar e levar as mercadorias, de forma a ter o menor impacto negativo possível?

4) De quem comprar?

Sempre que puder, acompanhe notícias de fontes confiáveis e tente descobrir informações sobre as empresas que fabricam e vendem o produto ou serviço: verifique se há cuidado no uso dos recursos naturais, se os funcionários são respeitados.

5) Como usar?

Quando você leva o produto para casa, é preciso dar uma vida longa a ele. Cuide para estender ao máximo a vida útil daquilo que você compra. Assim você evita os impactos associados à fabricação, o transporte e o descarte de outros produtos.

6) Como descartar?

Aquilo que não tem mais utilidade para você pode ser reformado ou pode ser interessante para outra pessoa. Se isso não for mais possível, é preciso fazer um descarte adequado. Veja se o material pode ser encaminhado para a reciclagem ou se exige descarte especial.

Seja um consumidor consciente!

Para mais dicas, acesse nossas editorias Consumo Consciente e Você Sustentável!

 

 

 

 

Este post tem sinergia com, ao menos, dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*