Unilever anuncia redução em 50% do plástico em embalagens até 2025

A Unilever anunciou recentemente dois novos compromissos para reduzir sua pegada ambiental. A multinacional confirmou que, até 2025 cortará pela metade o uso de plásticos virgens, reduzindo seu uso absoluto de embalagens plásticas em mais de 100 mil toneladas e acelerando a utilização de plástico reciclado.Também ajudará a coletar e processar mais embalagens plásticas do que vende (cerca de 600 mil toneladas anualmente). Para cumprir o prometido, a empresa fará:

– Parcerias e investimentos diretos para coleta e processamento de resíduos;
– Aquisição e uso de plásticos reciclados em suas embalagens;
– Participação em programas ampliados de responsabilidade do produtor, nos quais a campanha paga diretamente pela coleta de suas embalagens.

 “O plástico tem seu lugar, mas esse lugar não é o meio ambiente. Só podemos eliminar os resíduos plásticos agindo rapidamente e adotando ações radicais em todos os pontos do ciclo do plástico. Nosso ponto de partida tem que ser o projeto, reduzindo a quantidade de plástico que usamos, para então assegurar que o que fazemos use cada vez mais plástico reciclado. Também temos o compromisso de garantir que todas as nossas embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis e compostáveis”, destaca Alan Jope, CEO da Unilever.

O anúncio da Unilever é um passo significativo para a criação de uma economia circular para o plástico. Ao eliminar embalagens desnecessárias por meio de inovações, como refil, reutilização e concentrados, ao mesmo tempo em que aumenta o uso de plástico reciclado, a multinacional demonstra como as empresas podem deixar de usar plásticos virgens.

A Unilever tem trabalhado para reduzir a pegada ambiental de suas embalagens desde o lançamento do seu Plano de Sustentabilidade, em 2010. Também está em dia com os compromissos feitos em 2017: incluir ao menos 25% de plástico reciclado em suas embalagens até 2025 e ter 100% de embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis também até 2025.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*