As três cidades brasileiras que se comprometeram com uma recuperação sustentável pós-pandemia

Elevador Lacerda, um dos cartões-postais de Salvador/Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Os prefeitos de três grandes capitais brasileiras se comprometeram, ao lado de 32 outras cidades de todo o mundo, com a implementação de ações de recuperação econômica mais sustentável no contexto da pandemia de Covid-19.

Bruno Covas (São Paulo), Rafael Greca (Curitiba) e ACM Neto (Salvador) assinaram o compromisso do grupo C40, liderado pelo ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, para buscar uma retomada que não se baseie no “business as usual” e que alinhe incentivos para o reaquecimento de suas economias com ações de mitigação e adaptação à mudança do clima.

Como Giovana Girardi informa no Estadão, essas lideranças representam mais de 750 milhões de pessoas em 35 cidades, como Nova York, Boston, Bogotá, Hong Kong, Lisboa, Londres e Santiago.

Entre os princípios destacados no compromisso, os prefeitos consideram que a ação climática pode ajudar a acelerar a recuperação econômica e aumentar a equidade social por meio de novas tecnologias e do desenvolvimento de indústrias inovadoras e de empregos verdes.

Em tempo: O ex-presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, somou-se aos apelos para que as nações industrializadas invistam numa recuperação econômica verde após a crise do Covid-19: “Nós não podemos nos auto-isolar das mudanças climáticas”. O físico e climatologista Paulo Artaxo disse que a frase é “boa para mostrar que a emergência das mudanças climáticas pode ser pior do que a da Covid-19.”

(Via Clima Info)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*