Qual norma regulamenta os sacos plásticos para acondicionamento de resíduos?

norma ‘ABNT NBR 9191:2008 – Sacos plásticos para acondicionamento de lixo – Requisitos e métodos de ensaios’ estabelece requisitos, métodos de ensaios e critérios de aprovação para modelos e lotes de sacos plásticos destinados ao acondicionamento de lixo para coleta.
Norma ‘ABNT NBR 9191:2008 – Sacos plásticos para acondicionamento de lixo – Requisitos e métodos de ensaios’ estabelece requisitos, métodos de ensaios e critérios de aprovação para modelos e lotes de sacos plásticos destinados ao acondicionamento de lixo para coleta.

Uma equipe do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) realiza estudos referentes aos sacos plásticos usados para conter resíduos sólidos, proteger o interior dos recipientes evitando contaminação, proporcionar o transporte para o descarte adequado do lixo e tornar os processos de limpeza mais eficientes, seguros e econômicos.

A norma ‘ABNT NBR 9191:2008 – Sacos plásticos para acondicionamento de lixo – Requisitos e métodos de ensaios’ estabelece requisitos, métodos de ensaios e critérios de aprovação para modelos e lotes de sacos plásticos destinados ao acondicionamento de lixo para coleta.

Os pesquisadores Marco Antonio Grecco D’Elia e Aline Pimentel Piemonte, do Laboratório de Celulose, Papel e Embalagem, escreveram um artigo recente em que apresentam e interpretam os requisitos, métodos de ensaios e critérios da norma ABNT, para facilitar o entendimento e a utilização das regras pelos produtores, compradores e usuários de sacos plásticos para acondicionamento de lixo.

“Apesar de o Inmetro já ter realizado avaliações de sacos de lixo baseadas na norma ABNT em três ocasiões, com os sacos analisados apresentando resultados ruins, não existe um programa de avaliação da conformidade implantado para esse produto nem no âmbito compulsório, nem no voluntário. Também, o saco para coleta de resíduos hospitalares (classe II) é um produto não regularizado como dispositivo médico pela Anvisa, não sendo objeto de registro”, afirma D’Elia.

Comprovação da norma

Muitas prefeituras municipais, secretarias de saúde, hospitais e empresas públicas têm colocado nos editais licitatórios para a compra de sacos destinados ao acondicionamento de resíduos, tanto domiciliar quanto infectantes, a comprovação do atendimento aos requisitos da norma ABNT NBR 9191:2008 por meio de ensaios feitos em laboratórios independentes reconhecidos.

Em paralelo, ações na Justiça vem ocorrendo por diversas partes: fabricantes, concorrentes, compradoras, usuários e consumidores, discutindo e exigindo o cumprimento dos critérios estabelecidos na norma técnica.

O Laboratório de Celulose, Papel e Embalagem do IPT realiza a verificação de requisitos e os ensaios especificados na norma ABNT para controle de modelo (design type) e verificação de lote, e emite os relatórios de ensaios com os resultados atingidos, classificando os eventuais defeitos apresentados e indicando se o produto atende ou não às especificações da norma.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*