Salvador receberá 2 mil árvores com a Operação Plantio Chuva

Operação Plantio Chuva em Salvador/Foto: Marcelo Gandra

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), deu início aos trabalhos da Operação Plantio Chuva 2020 nesta sexta-feira, 17 de julho. O primeiro local contemplado foi a Av. Mário Sérgio Pontes de Paiva, em Canabrava, onde foram plantadas 135 mudas, entre algodoeiros, paus-brasil, paus-ferro e abricós.

A ação irá contemplar, ao todo, 28 áreas da capital baiana, entre parques, praças, avenidas e condomínios, onde irão ser plantadas, aproximadamente, 2 mil árvores, sendo a maioria espécies nativas da Mata Atlântica.

Até o fim de agosto, semanalmente, locais como Vista Alegre, Boa Viagem e Sussuarana irão receber mudas de espécies como ipê, sibipiruna, oiti e aroeira, além de frutíferas, como pitangueiras e jabuticabeiras. Os plantios, em sua maioria, atendem a solicitações enviadas pelos próprios moradores das comunidades, via WhatsApp, para o número do Disque Mata Atlântica (71) 98549-8453, e as espécies são selecionadas de acordo com as condições locais. A previsão é que mais de 1.540 árvores sejam cultivadas apenas neste mês.

“O período de chuvas em Salvador, entre abril e julho, é o ideal para realizarmos plantios, visto que possibilita mais chance de adaptação da muda ao solo devido as constantes chuvas da época, além de proporcionar redução de custos relacionados a manutenção. Mas, por causa da pandemia, neste ano não foi possível começarmos mais cedo a operação, porque foi necessário que tivéssemos mais cautela para realizarmos os plantios com segurança e todo o cuidado. Mesmo assim, entendemos que uma ação como essa, que beneficia a cidade de tantas maneiras, não poderia deixar de ser realizada”, pondera o titular da Secis, João Resch.

Leia também: ‘Tinder ambiental’ conecta investidores a projetos de cultivo de árvores

Balanço

Cerca de 3 mil árvores foram plantadas na cidade nas operações realizadas em 2018 e 2019, sendo 99 localidades contempladas nesse período. Foi por meio dessa iniciativa que o Dique do Tororó, por exemplo, recebeu 115 novas árvores, entre ipês, patas de vaca e sibipirunas; e que a Avenida Barros Reis ganhou, entre a praça da avenida e o Largo do Retiro, 155 novas mudas de espécies da Mata Atlântica.

Programação:

Nesta semana:

17/07 – Av. Mário Sérgio Pontes de Paiva/Canabrava;

17/07 – Parque Socioambiental de Canabrava (o plantio terá continuidade).

Na próxima semana:

21/07, às 9h – Condomínio Colina B1/Patamares;

22/07, às 9h – Condomínio Residencial Vila Imperial/Marechal Rondon;

23/07, às 9h – Lagoa da Paixão/Fazenda Coutos;

24/07, às 9h – Conjunto Colina de Pituaçu/Pituaçu;

24/07, às 14h – Praça atrás do 6º Centro de Saúde – PA Rodrigo Argolo, em frente à 11ª Delegacia de Polícia/Tancredo Neves.

Leia também: Aquecimento da Terra pode causar extinção massiva de espécies da flora até 2070

 

 

 

 

 

Este post tem sinergia com ao menos três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Para saber mais sobre os ODS, clique aqui.

4 Comments

  1. Fico feliz c essa iiniciativa da prefeitura, considerándo a importancia da. vegetação p. o clima e p a paisagem urbana.

  2. Edvaldo Antônio de Jesus

    Porque não plantam árvores na rótula do abacaxi? Lá tem muitas áreas que poderiam receber árvores. Já plantei seis mangueiras lá .

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*