Virada ODS visa ampliar conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A programação da Virada ODS também terá shows no Vale do Anhangabaú.Foto: © Dornicke/ Wikimedia Commons
A programação da Virada ODS também terá shows no Vale do Anhangabaú/Foto: © Dornicke/ Wikimedia Commons

Por ONU Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnuD) e a ONU Brasil apoiam a realização da Virada ODS, evento organizado pela Prefeitura de São Paulo nos dias 17 e 18 de junho na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú para ampliar o conhecimento da população sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Virada ODS é um movimento pelo planeta — a maior ação pública local de conscientização e engajamento em prol da Agenda 2030, compreendendo atividades voltadas à popularização dos Objetivos Globais. Em 2022, a primeira edição do evento atingiu mais de 10 milhões de pessoas, direta e indiretamente, e a expectativa é dobrar o alcance este ano.

Projeto de aceleração dos ODS avança nos municípios brasileiros

Nos dias de evento, haverá programação diversa de cunho cultural e educativo com painéis temáticos, feira de negócios, hackathon, lançamento de documentário e um Congresso Internacional, que também será transmitido online. O evento é aberto, gratuito, a entrada ocorrerá mediante cadastro prévio pelo site oficial da Virada ODS.

A abertura da Virada ODS, que ocorre no Masp na sexta-feira (16), terá a participação da Representante-Residente do PnuD no Brasil, Katyna Argueta, assim como do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e da secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy. O evento será a aberto apenas para convidados, mas terá transmissão online.

Ampla mobilização

O PnuD apoiou a Secretaria Municipal de Relações Internacionais na ampla mobilização de atores sociais, governamentais e econômicos para a Virada ODS deste ano, tendo como base sua experiência em mais de 170 países.

Além da curadoria dos participantes do Congresso Internacional, a parceria entre PnuD e Secretaria Municipal de Relações Internacionais prevê a sistematização do conhecimento gerado na Virada ODS 2023 com olhar para a edição do próximo ano, a disseminação de boas práticas identificadas no evento, além da viabilização do programa de capacitação para Agentes e Voluntários ODS na cidade.

“O PnuD apoia os países em seus caminhos rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, guiados pelas escolhas de desenvolvimento nacionais e pelos compromissos com os princípios de universalidade, igualdade e de não deixar ninguém para trás”, afirma Katyna Argueta.

Neste ano, a cúpula dos ODS será realizada em setembro, em Nova York, onde chefes de Estado e de governo se reunirão na sede da ONU para acompanhar o debate sobre a implementação dos Objetivos Globais.

“Em 2023, completam-se sete anos da Agenda 2030. O objetivo da Prefeitura não é apenas fortalecer o trabalho que já está sendo feito, mas também incrementar ações da cidade em relação aos ODS”, declara o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

“A hora de mudar é agora. É preciso ensinar crianças, jovens e adultos sobre sustentabilidade, fazer com que toda a população saiba o que são os 17 ODS e o porquê de a Agenda 2030 ser tão fundamental para o planeta. A Virada ODS é uma oportunidade para a população paulistana entender o papel de uma metrópole como São Paulo nas causas sustentáveis”, afirma a secretária Marta Suplicy.

A Virada ODS também será palco de apresentações de negócios de impacto social na cidade para investidores individuais e institucionais.

Congresso Internacional

O Congresso Internacional da Virada ODS terá mesas de diálogo sobre temas-chave da Agenda 2030, incluindo mudança global do clima, combate ao racismo e à xenofobia, inclusão e acessibilidade, apoio à população em situação de rua e sustentabilidade corporativa.

A lista de debatedores confirmados traz o climatologista Carlos Nobre; a jornalista ambiental Daniela Chiaretti; o grafiteiro e ativista Tiago Mundano; a fundadora do movimento Mães de Maio, Débora Maria da Silva; o líder do Movimento Nacional de População de Rua, Darcy da Silva Costa; entre outros.

Conheça 17 ações sustentáveis baseadas nos ODS

A programação da Virada ODS também terá shows de Maria Rita, Planta e Raiz, Olodum, Nação Zumbi e Francisco El Hombre no Vale do Anhangabaú. As crianças terão seu espaço no palco infantil, onde aprenderão sobre a importância de construir um mundo sustentável.

Acesse a programação: https://viradaodssp.sp.gov.br/programacao-4/

Serviço:

  • Quando: 17 e 18 de junho
  • Horário: 10h
  • Onde: Vale do Anhangabaú e Praça das Artes – Av. São João 281 – Sé
  • Transmissão online: https://bit.ly/43wXtSI

Para participar da Virada ODS 2023, você deve se cadastrar no site: https://viradaodssp.sp.gov.br/

Menores de 16 anos só entrarão acompanhados pelos pais.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*