Em Salvador e RMS, contêineres contribuem para a destinação adequada de resíduos têxteis

Já não sabe o que fazer com tanta coisa no fundo do armário? Aquela calça que enjoou, a blusa que não serve mais ou que não combina mais com seu estilo? É provável que sejam descartadas. Porém, muitas pessoas não pensam em como o descarte de roupas pode causar sérios danos ao meio ambiente se não for feito da maneira correta.

Para garantir a destinação correta, o Projeto Repense Reuse, da Humana Brasil, disponibiliza contêineres a serviço da população instalados em Salvador e Região Metropolitana (RMS) como alternativa para minimizar essa questão do descarte irregular de resíduos têxteis.

Ao todo, são 148 pontos de coleta instalados em shoppings, supermercados , centros universitários, postos de combustíveis, condomínios e vias públicas.

Por meio destes pontos de coleta, as pessoas têm a oportunidade de se conscientizar sobre o descarte de roupas de maneira mais sustentável e responsável e ainda contribui para a sustentabilidade de projetos sociais executados na Bahia pela Humana Brasil.

Reaproveitamento máximo

Dados do SEBRAE mostram que, anualmente, no Brasil, são gerados cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo que 80% delas vão parar em lixões e aterros sanitários. Somente em 2023, 197 toneladas de têxteis de segunda mão foram recolhidos pelo projeto Repense Reuse, cujo objetivo é o reaproveitamento máximo das peças coletadas, através das atividades de Upcycling, conhecido como o reaproveitamento criativo que envolve a criação de novas peças, a partir de restos das roupas de segunda mão ou fardamentos e cuja atividade promove a economia circular.

Todo o processo de reaproveitamento das roupas para dar uma segunda vida ao têxtil é feito no Centro de Triagem do projeto, por uma equipe que faz a recolha das roupas para assegurar que cada peça tem o melhor uso possível, através da reutilização e reciclagem.

O Projeto Repense Reuse é pioneiro no Brasil e escolheu a Bahia como o primeiro estado a implantar essa atividade socioambiental, como explica a  gerente de implementação, Cláudia Andrade.

“Para uma gestão sustentável do têxtil usado, o Repense Reuse trabalha a reutilização das roupas descartadas promovendo a economia circular e contribuindo para uma Bahia mais sustentável evitando que tenham como destino lixos e aterros”, finaliza.

Coleta de roupas 

As pessoas interessadas em contribuir com roupas usadas para o projeto Repense Reuse podem depositar as peças nos coletores instalados em locais públicos e privados em Salvador e região. Ao total são 148 contêineres instalados nos bairros Imbuí, Amaralina, Jardim Armação, Águas Claras, Pituba, Caminho das Árvores, Costa Azul, Itaigara, Boca do Rio, Barra, Ondina, Corredor da Vitória, Canela, Cajazeiras, Castelo Branco, Barris, Piedade, Lapa, Pituaçu, Patamares, Pernambués, Piatã, Itapuã, Lobato, Stella Maris, Stiep, San Martin.  Na região metropolitana, os coletores estão localizados em Vilas do Atlântico,  Abrantes, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte e Camaçari.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*