Quais são as novas sete empresas brasileiras em lista global de transparência ambiental

Estruturada pelo CDP, a ‘A List’ é composta por empresas que alcançaram nota máxima na divulgação de dados ambientais e assumiram compromissos relacionados a emissões de gases de efeito estufa, desmatamento e segurança hídrica.
Estruturada pelo CDP, a ‘A List’ é composta por empresas que alcançaram nota máxima na divulgação de dados ambientais e assumiram compromissos relacionados a emissões de gases de efeito estufa, desmatamento e segurança hídrica.

O último ciclo de reporte registrado pelo CDP, organização internacional que administra o maior sistema mundial de divulgação de dados ambientais para empresas, cidades, estados e regiões, contou com a participação global de mais de 23 mil organizações, em que apenas 396 (1,7%) tiveram nota máxima e passaram a integrar a ‘A List’ de pelo menos um dos temas – mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas.

A América Latina é representada por 14 companhias, das quais 11 são brasileiras, sendo que sete empresas estão pela primeira vez no grupo: Compass, CPFL Energia, Lojas Renner, M Dias Branco, TIM Brasil, Marfrig e Votorantim Cimentos. Seguem figurando na lista, Klabin, Companhia Brasileira de Alumínio, EDP Brasil e Dexco e, na relação latino-americana, Cemex, Grupo Bimbo e CMPC.

Leia também: A colocação do Brasil no ranking de empresas que divulgam dados ambientais

O grupo de empresas latino-americanas com avaliação máxima representa 0,7% do total de respondentes na região. Em números absolutos, houve um aumento de 8 em 2022, para 14 organizações em 2023. No Brasil, o 6º país no mundo com o maior número de companhias reportando dados sobre seus desempenhos ambientais, a ‘A List’ dobrou, passando de 5 integrantes em 2022 para 11, número que representa menos de 1% do total de 1.158 de participantes em 2023.

Para a diretora-executiva do CDP Latin America, Rebeca Lima, a presença latino-americana na lista é positiva considerando os avanços observados na maturidade das empresas em suas práticas.

“Na região, o crescente número de organizações que conquistaram a classificação máxima reflete o maior engajamento de empresas que são líderes em seus segmentos de atuação e podem influenciar a transformação de suas cadeias produtivas. Temos potencial para nos tornarmos um excelente modelo global de desenvolvimento sustentável”, comenta.

Para obter nota A, as empresas precisam divulgar publicamente ações sobre mudanças climáticas, desmatamento e/ou segurança hídrica, além de apresentar as melhores iniciativas em estratégia e ações.

As empresas que integram a ‘A List’ de mudanças climáticas têm, entre outros critérios, metas com base científica para redução de gases de efeito estufa (GEE) e planos de transição alinhados ao limite máximo de 1,5oC. Já as reconhecidas no questionário de florestas, confirmaram compromissos de redução de desmatamentos, além de ter rastreabilidade da origem de commodities. A Klabin, que representa a América Latina na ‘A List’ de segurança hídrica, reconheceu que o uso direto da água é vital para o sucesso dos negócios.

Exigência de verificação

Em 2023 passou a ser exigida a verificação de 100% das emissões de escopos 1 e 2 (emissões diretas e indiretas de energia, respectivamente) e 70% de escopo 3 (emissões indiretas na cadeia produtiva). Antes, a verificação obrigatória era de apenas 70% para todos os escopos. Agora também é necessário indicar o engajamento com os fornecedores.

“As empresas que passaram a figurar na ‘A List’ em 2023 tiveram boas performances nos ciclos anteriores. Alcançar a nota A demonstra que elas estão respondendo ao chamado de aumento de ambição, isto é, entregar mais ações concretas em menos tempo. Neste processo, os investidores e a sociedade têm um papel importantíssimo de exigir comprometimento em práticas sustentáveis”, enfatiza Rebeca sobre o processo.

No Brasil, a nota do CDP passou a integrar a pontuação para empresas que querem integrar a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3, bolsa de valores brasileiras, incentivando brasileiras listadas a melhorarem sua performance.

Leia também: Uma projeção para a sustentabilidade no Brasil e no mundo em 2024

Triple A

Entre as empresas latino-americanas elencadas, apenas a brasileira Klabin, do setor de papel e celulose, obteve a classificação ‘Triple A’ por ter pontuado nota máxima nos três questionários disponíveis na plataforma do CDP, referentes às mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas. Globalmente, participam da seleta lista apenas 10 empresas e essa é a terceira vez consecutiva que a Klabin se destaca.

Empresas A List por tema – América Latina

MUDANÇAS CLIMÁTICAS FLORESTAS SEGURANÇA HÍDRICA
CEMEX

Companhia Brasileira de Alumínio

Compass Gás & Energia

CPFL Energia

EDP Brasil

Grupo Bimbo

Klabin

Lojas Renner

M Dias Branco

Marfrig

TIM Brasil

Votorantim Cimentos

 

Dexco

Empresas CMPC

Klabin

Klabin

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*