Ipanema lança edição limitada de sandálias feitas com algas

A nova Ipanema Algae Edition recicla algas de água doce que se proliferam em excesso, ajudando a manter o ecossistema equilibrado/Fotos: Ipanema/Divulgação

Na corrida para criar relações cada vez mais harmônicas com o meio ambiente, a biotecnologia é uma das principais aliadas do mercado de moda.

Nesse sentido, a Ipanema lançou recentemente a Ipanema Algae Edition: sandálias que levam algas “recicladas” em sua composição.

Desenvolvidas pelo Bergamotta Labs, laboratório de inovação da Grendene, em parceria com a BLOOM™, empresa americana especializada em matérias-primas sustentáveis, as sandálias trazem pigmentação feita a partir de algas que estavam se proliferando em excesso e, portanto, causando desequilíbrios em seus ecossistemas. O lançamento está disponível exclusivamente na loja oficial da marca (acesse aqui), com o preço de R$ 59,99.

Primeiro Nescau orgânico dispensa tampa plástica

Além do biomaterial criado a partir das algas, 25% da composição do PVC utilizado é de origem vegetal e conta com certificação pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), somado a outros atributos de sustentabilidade.

As solas das sandálias também são resultado de processos de menor impacto e têm 80% de sua composição feita por meio de reciclagem pré-consumo. A Ipanema Algae Edition segue a tradição da marca, sendo um produto vegano registrado pela Vegan Society.

Menor impacto do começo ao fim

De acordo com a Ipanema, mesmo com parcerias e certificação internacional, as sandálias Algae Edition são totalmente fabricadas em território nacional e, assim, são desenvolvidas dentro de uma lógica de menor impacto ambiental, uma vez que as fábricas utilizam energia elétrica 100% limpa, rastreada em sua origem pelo I-REC (Renewable Energy Certificate), priorizando a baixa emissão de carbono.

Após sua vida útil, os produtos podem ser descartados também de forma responsável. Para garantir que as sandálias possam ser totalmente recicladas, basta procurar um dos pontos de logística reversa da marca, localizados nos Clubes Melissa, Galeria Melissa e lojas parceiras na coleta. A Ipanema também conta com uma aba no site explicando onde achar o coletor mais próximo.

Lavadora de roupas é primeiro eletrodoméstico feito com plástico pós-consumo 

Mínimo no impacto, suave na estética

Em termos de estética, o biomaterial encontra o minimalismo nas sandálias, disponíveis em três cores de uma cartela sóbria: cru, verde e preto.

No design, a marca recorre ao modelo que é sinônimo de brasilidade, as sandálias de dedo, mas com toques da inspiração natural que o lançamento carrega, por meio de texturas nas tiras com inspiração na praia, areia e vento. As solas reforçam a fluidez da natureza, com acabamento de cores que traz linhas orgânicas.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*