Moradores da sexta cidade mais violenta do País transformam lixão em praça para a comunidade

Crianças se divertem na Praça Espaço Mussa/Fotos: Divulgação

Sabe aquele velho ditado que diz: “a união faz a força”? Uma iniciativa de voluntários do bairro Jardim Aparecida, em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, demonstra que sim. Tudo começou em setembro de 2018, quando um grupo de moradores resolveu gravar um vídeo nas mídias sociais para denunciar o descaso de um lixão a céu aberto na Rua Mário de Deus. Nesse ambiente, animais mortos (como ratos) e muito lixo dividiam o mesmo espaço com as pessoas que habitam o local, boa parte delas crianças.

Com base nessa realidade, o grupo inicialmente formado pelos moradores Sérgio Machado, Carlos Eduardo Silva, Douglas do Carmo, Fernando Oliveira, Ademar Campos, Cléber Vieira e Cândido Martins tomou a decisão de ir até a Prefeitura de Alvorada para cobrar uma solução. “Para a nossa surpresa e insatisfação não nos ajudaram”, relembra Carlos Eduardo Silva, o “Dado”. Mas se engana quem pensa que a indiferença resultou em desistência. A partir de então, os próprios moradores resolveram arregaçar as mangas.

Começava a nascer a Praça Espaço Mussa, um espaço recreativo e comunitário que hoje conta com uma pequena quadra de futebol, brinquedos feitos de pneus reaproveitados, gira-gira e balanços, o que contribui para que as crianças do bairro tenham momentos de lazer em vez de estarem nas ruas, e também para que os adultos da comunidade possam interagir fora de suas casas, compartilhar o tradicional chimarrão e deixar um pouco o celular de lado.

Este vídeo mostra que o espaço até setembro de 2018 era um lixão:

“Arrecadamos recursos com as pessoas conhecidas do bairro, tiramos do nosso próprio bolso e conseguimos projetar a praça com doações de cimento, pneus, areia, inúmeras caçambas de terra, horas de retroescavadeira e galetos beneficentes. Não foi fácil, mas com determinação e força de vontade transformamos aquele local insalubre em uma linda praça”, destaca Dado.

Sérgio Machado, que também integra o projeto, observa que a ideia inicial sempre esteve centrada em dar uma destinação adequada para aquele espaço que até então servia, basicamente, como depósito de resíduos.

“Era um lixão absurdo que foi transformado em um espaço de lazer para o pessoal da comunidade”, ressalta.

Natal feliz

Em dezembro de 2018, os integrantes do Projeto Espaço Mussa – a iniciativa leva este nome em homenagem a um jovem adolescente que brincava no local onde hoje é a praça e morreu aos 15 anos, depois de contrair leptospirose – conseguiram arrecadar centenas de alimentos, brinquedos e roupas que foram entregues a mais de 700 crianças do bairro em uma festa de Natal na nova praça, com direito a Papai Noel, diversas atrações e muitos lanches.

“Nossa meta para o Natal de 2019, que já se aproxima, é superar o número de pessoas atendidas em relação a festa que promovemos no ano passado. Para isso contamos com a colaboração de todos. Qualquer ajuda é bem vinda”, reforça Machado.

Atualmente, o Projeto Espaço Mussa tem como finalidade atender à crianças de baixa renda do Jardim Aparecida e bairros adjacentes, por meio da distribuição de alimentos, cadeiras de roda e roupas. O grupo usa o poder de mídias sociais como Facebook e Instagram para mobilizar a sociedade em geral, a exemplo dos comerciantes locais, em prol do bem coletivo.

Os próximos passos da organização incluem os preparativos para a festa de Natal deste ano, bem como a obtenção de CNPJ para o registro legal da entidade, o que tende a facilitar o recebimento de doações.

Alvorada

Alvorada é a sexta cidade mais violenta do Brasil, segundo dados do Atlas da Violência 2019, estudo divulgado em agosto pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No município de 208.177 habitantes, a taxa de homicídios é de 112,6 a cada 100 mil pessoas. Fatores como a desigualdade social, o alto índice de desemprego e a ausência de políticas públicas para as populações de baixa renda contribuem para esses indicadores nada desejáveis.

Iniciativas como a do Projeto Espaço Mussa são importantes no sentido de agregar alternativas positivas a essa realidade, como é o caso da prática de esportes. Ao mesmo tempo, esse tipo de ação converge com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) da Organização das Nações Unidas, que incentiva o progresso de cidades e comunidades mais sustentáveis.

Este vídeo mostra que o antigo lixão hoje é uma bela praça para a comunidade:

Como ajudar o projeto:

2 Comments

  1. Eu sou prova viva q aquele lugar ficou lindo parabens a todos os envolvidos ta maravilhoso o espaço.

  2. Esses são os heróis para mim!!
    Muita força e determinação.. sei q vão alcançar seus objetivos. Parabéns

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*