Inspirada na fluidez das águas, Renner lança nova coleção do Selo Re – Moda Responsável

A Renner anunciou nesta terça-feira, 7 de janeiro, o lançamento de uma nova coleção assinada pelo Selo Re – Moda Responsável que retrata a biodiversidade brasileira, além de utilizar matérias-primas e processos de menor impacto ambiental.

A nova linha se inspira nas águas ao destacar a fluidez e a naturalidade dos mares e rios brasileiros. Ao seguir este conceito, as peças apresentam cores, estampas e modelagens leves e orgânicas. A novidade pode ser encontrada no e-commerce da Renner e nas lojas Oscar Freire, em São Paulo (SP); Leblon, no Rio de Janeiro (RJ); e Iguatemi, em Fortaleza (CE).

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da moda responsável, a coleção foi desenvolvida com matérias-primas menos prejudiciais à natureza, como a viscose certificada, o fio reciclado e o algodão com o selo Better Cotton Initiative (BCI), que busca a transparência da produção sob critérios de sustentabilidade.

Algumas estampas em aquarela desenhadas à mão foram aplicadas digitalmente por meio de um processo colaborativo com fornecedores da marca. A técnica, que imprime a estamparia diretamente nas peças, reduz a utilização de água e, consequentemente, a pegada hídrica da produção.

As estampas trazem elementos do mar como conchas, algas e estrelas-do-mar, além do siri do mangue, e a paleta de cores aguada, com tons naturais, remete à fluidez das águas. Entre os itens que compõem a coleção, estão peças de beachwear – com maiôs, tops, hot pants e sungas – e casualwear, com modelos para o dia a dia, como camisas, bermudas, vestidos, saias e calças pantacourt.

Manejo sustentável

Acessórios completam o lançamento, com destaque para as bolsas produzidas com palha colhida artesanalmente e fibra natural de butiá, respeitando um plano de manejo sustentável da planta, que está ameaçada de extinção. Por conta do processo natural e manual de produção das bolsas, cada peça possui características singulares e exclusivas.

Essa é a terceira coleção do Selo Re – Moda Responsável inspirada na biodiversidade brasileira. A primeira, lançada em setembro de 2019, trouxe ao portfólio da marca uma história conectada com a flora nacional e estamparia das espécies Jatobá, Braúna, Ucuúba e Imbuia. Todas as peças contemplaram diferentes atributos de sustentabilidade, seja pelo uso de materiais alternativos ou pela adoção de processos e tecnologias que diminuem o impacto ao meio ambiente. A segunda coleção, de outubro, focou na fauna e no folclore do País, com peças feitas a partir da técnica de upcycling.

Em 2018 a varejista assumiu alguns compromissos públicos de sustentabilidade para o ano de 2021, alinhados com o entendimento deste valor enquanto pilar de atuação da companhia. Confira abaixo:

  • Ter 80% dos produtos feitos com matérias-primas e processos menos impactantes;
  • Utilizar algodão certificado em 100% de sua cadeia de fornecimento;
  • Ter 75% do consumo corporativo de energia proveniente de fontes renováveis;
  • Reduzir em 20% as emissões absolutas de gás carbônico (CO2);
  • Ter 100% da cadeia nacional e internacional dos fornecedores de revenda com certificação socioambiental.

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