Saiba quanto custa viabilizar as metas do Acordo de Paris

Transição energética é crucial para atingir metas do Acordo de Paris

A tecnologia necessária para descarbonizar o setor energético global até 2050 já existe, mas ainda falta um impulso decisivo por parte dos governos para acelerar esse processo de transição nas próximas décadas.

Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), em seu relatório sobre a transição energética global, 90% de todas as soluções para neutralizar as emissões líquidas de carbono até meados deste século envolverão tecnologias como a geração por fonte renovável (como eólica e solar), eficiência energética e o uso de hidrogênio verde (feito a partir de energia renovável).

Os outros 10% poderão ser atendidos por captura e armazenamento de carbono, o que permitirá ao mundo atingir a neutralidade do carbono e viabilizar a meta de limitar o aquecimento do planeta em 1,5ºC com relação aos níveis pré-industriais, conforme previsto pelo Acordo de Paris.

O relatório apresenta um “mapa do caminho para o 1,5ºC”, prevendo a triplicação da geração de energia por fontes renováveis até 2050, o declínio do uso de combustíveis fósseis em 75% e o pico do consumo de gás natural por volta do ano de 2025, de maneira a torná-lo a última fonte fóssil significativa remanescente no setor energético em 30 anos.

Energia solar dobra capacidade de geração no Brasil

Para tanto, os investimentos para a transição energética precisam aumentar em 30% com relação ao montante planejado até agora, totalizando US$ 131 trilhões nas próximas três décadas.

“A janela de oportunidade para atingirmos essa meta está se fechando rapidamente”, alertou Francesco La Camera, diretor-geral da Irena. “A tendência recente mostra que a distância entre o que estamos fazendo e o que deveríamos estar fazendo está aumentando. Precisamos de uma aceleração drástica da transição energética para virarmos esse jogo”.

(Via ClimaInfo, com informações do Guardian e da Reuters).

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*