Conheça as práticas de sustentabilidade do residencial Alphaville Guarajuba

Guarajuba é uma das praias mais belas do Litoral Norte baiano/Foto: Alphaville Urbanismo/Divulgação

A Alphaville Urbanismo anunciou recentemente que iniciará em janeiro de 2020 as obras do Alphaville Guarajuba, empreendimento que estará situado a poucos metros da praia de Guarajuba, um dos espaços naturais mais belos do Brasil que, em setembro, recebeu a certificação internacional de sustentabilidade Bandeira Azul.

O selo ambiental, que está entre os mais conceituados do mundo, é concedido para praias, marinas e operadores que realizam um trabalho sólido de preservação. Ao seguir o padrão de excelência ambiental da região, a companhia reforçará as práticas sustentáveis e implementará recursos específicos para este residencial.

A principal medida será minimizar os impactos ambientais na praia, área de desova de tartarugas marinhas e protegida pelo projeto Tamar. O diretor comercial da companhia, Ricardo Castello Branco, detalha esta fase. “Nosso empreendimento terá um recuo do mar maior que o exigido pela legislação, para não impactar a reprodução das tartarugas, e terá projeto luminotécnico discreto, permitindo que o processo de desova ocorra normalmente. Todos as etapas foram alinhadas com ONGs locais e o Tamar, com quem temos um ótimo relacionamento”, diz.

Além da ação direcionada para a área de desova, a Alphaville Urbanismo informou que aplicará diversas medidas ecológicas nas fases de construção do complexo. “Na etapa de terraplanagem, realizamos processo que gera baixo deslocamento de terra, preservando as caraterísticas locais do terreno. A solução de drenagem que implementamos permite que a água seja infiltrada diretamente no solo, evitando alagamentos em áreas próximas ao residencial”, ressalta Castello Branco.

Combate às ilhas de calor

Além disso, segundo o diretor da companhia, a pavimentação das vias será feita com blocos pré-moldados, solução que minimiza efeitos ambientais negativos como as ilhas de calor, estimuladas pelo asfalto tradicional. “São detalhes que, aplicados em conjunto, garantem um empreendimento sustentável”, observa o executivo.

Castello Branco ainda destaca quais são os recursos do empreendimento que oferecem menor impacto, ações que garantem o bom uso dos elementos naturais da região de Guarajuba nos próximos anos. “Teremos um reservatório de água de reuso, painéis solares, redução do uso de ar-condicionado e utilização de lâmpadas de LED, oferecendo um complexo alinhado com a proposta local”, finaliza.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*