Usina solar do aeroporto de Salvador suprirá mais de 30% da energia de terminal

Protótipo da usina solar/Foto: Will Recarey

O Salvador Bahia Airport anunciou recentemente que irá instalar uma usina solar na cabeceira da pista do Aeroporto. A iniciativa do empreendimento administrado pela rede francesa VINCI Airports é pioneira no Brasil.

Depois de entrar em pleno funcionamento, a usina solar suprirá mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – isso equivale ao necessário para abastecer 3.800 casas populares. A usina vai diminuir ainda em 30% a pegada de carbono do Aeroporto, o que equivale a 690 toneladas ao ano.

“Temos um sólido compromisso com o desenvolvimento sustentável, que orienta todas as nossas ações. Investir em novas tecnologias, aprimorar nossos processos e engajar nossos colaboradores em prol da sustentabilidade são pilares que fazem parte do compromisso da VINCI Airports”, destaca o gerente de Meio Ambiente do Salvador Bahia Airport, Rodrigo Tavares.

O coordenador de Instalações do Aeroporto, Frederico Mascarenhas, explica que os painéis solares instalados contam com uma tecnologia que reduz a reflexão, o que evita qualquer tipo de interferência com as aeronaves, e são capazes também de suportar fortes ventos. “As obras estão a todo vapor e a usina entrará em operação na segunda quinzena de fevereiro”, afirma.

Outros aeroportos do grupo, como o Nuevo Pudahuel, em Santiago no Chile, já realizam a captação de energia solar, o que reduz os gastos com eletricidade nas operações.

A construção da usina solar atende ainda a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global da Organização das Nações Unidas que deve ser cumprida até 2030. A meta se refere à ampliação do acesso a energias limpas e sustentáveis.

Aeroporto ‘Verde’

Em 2019, durante a última assembleia do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe, o Salvador Bahia Airport foi reconhecido como um “aeroporto verde” pela instituição, além de receber o certificado de acreditação de carbono.

Em janeiro do ano passado, o Salvador Bahia Airport também foi o primeiro das regiões Norte/Nordeste e o segundo do Brasil a obter a certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), concedida pela organização Airport Council International (ACI) em nível 1, que avalia e reconhece os esforços de redução de gases de efeito estufa gerados pelos aeroportos. Os próximos passos são: obter o nível 2 da certificação e reciclar 100% dos resíduos gerados.

Com o objetivo de neutralizar suas emissões de carbono e contribuir para a sustentabilidade do planeta, o Salvador Bahia Airport tem feito uma série de melhorias estruturais e tomado diversas medidas como: estabelecer uma política ambiental, adotar o conceito de Economia Circular, construir uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), uma Central de Resíduos e um sistema de reuso de água, implantar uma programa de gerenciamento de fauna e substituir equipamentos variados por outros mais modernos e mais eficientes.

A Usina Solar em Números:

  • Investimento de R$ 16 milhões
  • 11 painéis solares
  • 30 mil m² de área
  • 4.215 KWp de potência instalada
  • Produção anual de 6.300.000 KWh.
  • Produção mensal de 550.000 Kwh de energia.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*