Dia do Consumo Consciente: CCR Metrô Bahia adota boas práticas

A máquina lavadora automática de trens obedece a padrões mundiais de tecnologia e normas ambientais e tem como principal finalidade, recuperar, tratar e reutilizar aproximadamente 85% do total da água utilizada/Foto: Divulgação

Neste sábado, 15 de outubro, é comemorado do Dia do Consumo Consciente. Além de destacar os impactos dos padrões atuais de consumo, a data também chama a atenção para a adoção de iniciativas individuais e coletivas de promoção da sustentabilidade socioambiental.

Entre as empresas que já implantaram ações voltadas para o equilíbrio do meio ambiente, a CCR Metrô Bahia se destaca com ações sustentáveis desde a construção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Especialistas compartilham soluções sustentáveis de energia e água

Na Linha 2 do metrô, nove estações valorizam a utilização de recursos energéticos naturais adequados às condições climáticas brasileiras. As chamadas estações “típicas” – Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Tamburugy, Flamboyant, Bairro da Paz, Mussurunga e Aeroporto – são compostas por dez abóbadas metálicas alinhadas e sobrepostas que propiciam a entrada de luz e ar.

Com isso, as luminárias das plataformas, mezaninos e acessos que possuem a iluminação natural permanecem desligadas parcial ou totalmente durante o dia, possibilitando uma economia de até 50% no consumo total de energia. Quando escurece, lâmpadas de LED garantem a iluminação plena com redução do consumo, representando, em média, 50% de economia de eletricidade.

Reaproveitamento de água

A concessionária também adota outras práticas sustentáveis, voltadas para a economia de água. Todas as estações da Linha 2 estão adaptadas para captar água pluvial para uso nas descargas dos banheiros, com um potencial total de economia de água potável de 190 m³ – a capacidade de reserva de água do sistema. A água de chuva é captada, armazenada em reservatórios e distribuída para esses locais.

Outra ação de destaque é o reaproveitamento de água na lavagem dos trens. A máquina lavadora automática de trens obedece a padrões mundiais de tecnologia e normas ambientais e tem como principal finalidade, recuperar, tratar e reutilizar aproximadamente 85% do total da água utilizada.

“A sustentabilidade é um compromisso nosso. Acreditamos que investir em boas práticas é investir no futuro: em um futuro mais sustentável e de preservação dos recursos naturais”, explica Gabriella Brito, coordenadora de Meio Ambiente da CCR Metrô Bahia.

As ações adotadas pela concessionária estão alinhadas também com as motivações individuais dos brasileiros: a grande maioria (86%) deseja reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza, de acordo com a pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021, promovida por Akatu e GlobeScan.

Neste sentido, a CCR Metrô Bahia também realiza ações de estímulo a boas práticas e conscientização ambiental com clientes e colaboradores. A concessionária realiza periodicamente campanha de coleta seletiva no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, trabalha desde 2019 a Campanha Lacre Solidário, que arrecada lacres de alumínio para serem revertidos em ações sociais, e neste ano lançou a ação Lacre Express, oferecendo um serviço gratuito de coleta de grandes quantidades de lacres de alumínio nas residências dos clientes.

“Mantemos as boas práticas para o consumo consciente e inteligente nas dependências do Sistema Metroviário, esse é um cuidado diário da CCR Metrô Bahia. Além disso, também incentivamos nossos colaboradores e clientes na adoção de práticas socioambientais, com campanhas e outras ações”, destaca Gabriella.

Outras soluções inteligentes e sustentáveis

A CCR Metrô Bahia utiliza ainda arejadores econômicos para torneiras – equipamento que promove a redução de vazão de água de 8 litros/min para 1,8 litros/min – e descargas sanitária com duplo acionamento, onde a economia de água pode ser de até 50%, em estações de metrô, terminais de ônibus e na sede da empresa.

Além disto, dois sistemas contribuem para a economia de água nas dependências do sistema metroviário baiano: o monitoramento do consumo de água remoto através de telemetria e o reaproveitamento de água pluvial.

O primeiro possibilita o acompanhamento remoto do consumo horário de água das edificações, o que permite um monitoramento e controle mais eficiente, evitando gastos excessivos e desperdícios de água.

Reservatórios para armazenamento

Através da telemetria é possível avaliar e validar, de forma imediata, se melhorias voltadas para economia de água são efetivas ou não. O outro, faz a captação de água pluvial e reaproveita nas descargas sanitárias. O sistema é composto por reservatórios para armazenamento dessa água, sistema de bombeamento, e ramais de distribuição que possibilitam a chegada dessa água de reuso até os pontos de destinação final.

As escadas rolantes das estações de metrô e terminais de ônibus também são consideradas inteligentes por possuírem um sensor que reduz sua velocidade na ausência de usuários, contribuindo para a economia de energia, com uma redução de cerca de 40% no consumo.

Além disso, iluminação em LED também é utilizada em áreas administrativas e operacionais, e vias de acesso à sede da empresa. Outro destaque é o revestimento térmico da fachada do Bloco J, no Pátio Pirajá, que permite um menor consumo de energia através dos ares-condicionados.

Aliado a essas iniciativas, a CCR Metrô Bahia possui um trabalho de educação ambiental permanente que segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo CCR e visa a melhoria das comunidades onde atua.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*